
Tudo isto para dizer que, embora não sendo o último grito tecnológico, o S100/110 suscitou um fervoroso interesse por parte de múltiplos pequenos construtores e preparadores, que encontraram na sua mecânica uma excelente base para darem azo a criações muito próprias e completamente distintas entre si - dando origem a modelos tão díspares como, para dar apenas dois exemplos, o buggy Škoda Kirby ou o desportivo 1100 GT, este último desenvolvido pelo UVMV [Instituto de Desenvolvimento de Veículos Motorizados, da Checoslováquia].
Hoje relembramos o Kirby, um veículo devotado ao prazer de condução a céu aberto, desenvolvido em Itália pela Motorest [importador da marca no país], ficando a produção a cargo da Autozodiaco. Na prática tratava-se de um simpático buggy de 4 lugares, com carroçaria aberta em fibra de vidro e arcos de protecção em aço, medindo 3.63 x 1.66 m e pesando 560 Kg. O motor utilizado era, na sua base, o do S100 com 4 cilindros, válvulas à cabeça e 988 cm³ de cilindrada, debitando 48 cavalos às 4750 rpm e oferecendo um binário máximo de 75 Nm às 3000 rpm. Em termos de performances, o automóvel atingia uma velocidade máxima na ordem dos 140 km/h e cumpria os tradicionais 0 – 100 Km/h em 12 s, valores bastante interessantes para a época.
O sítio brasileiro «Planeta Buggy», divulga um bom conjunto de informações técnicas e de fotografias relativos a este modelo, baseado num dos poucos modelos que sobreviveram até aos nossos dias, propriedade de Tomáš Wollný. Aconselha-se, por isso, uma visita ao «Planeta Buggy».
Com o calor a apertar, apetecia mesmo uma voltinha de Kirby!
Mais informações em: www.planetabuggy.com.br
[fotos extraídas do sítio www.planetabuggy.com.br]
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