
Mais informações em: www.skoda.pt
[imagem: SIVA]
Este filme retrata a Super Especial 05 do Sata Rallye Açores, a bordo do fantástico Fabia S2000 de Jan Kopecký e Petr Starý.
[filme extraído do YouTube]
No final do segundo dia do Rali da Sardenha, o Fabia S2000 da BRR - Red Bull está na primeira posição do P-WRC. Que carro fantástico!
Mais informações em: www.patriksandell.com
[filme extraído do YouTube]
Tudo muito bonito, mas quando a realidade dá a volta ao marketing e os clientes não se abstêm a uma comparação directa entre os dois modelos, em que é que ficamos? Ficamos com a vitória do Yeti! A AutoBild compara o Yeti 1.8 TSI 4x4 com o VW Tiguan 2.0 TSI 4x4 e conta tudo no nº 19/2009.
Mais informações em: www.autobild.de /Auto Bild nº 19/2009
[foto: AutoBild]
[imagem: SIVA]
Um por todos e todos pela Skoda!
Já aqui tínhamos falado dos testes a unidades 'pré-série' do Yeti que a Škoda levou a cabo, em conjunto com um grupo de jornalistas convidados, em Oslo, na Noruega, num local que oferece uma variedade de pisos muito rica, sendo por isso ideal para este tipo de iniciativas.
Ambas as variantes ensaiadas vinham equipadas com tracção integral, sendo que um dos carros possuía um motor 1.8 TSI a gasolina e o outro uma unidade diesel 2.0 TDI. A natureza dos ensaios destinava-se a testar o comportamento dos automóveis em condições extremas, pondo à prova os inúmeros sistemas de apoio à condução que o Yeti encerra. Neste sentido, foi dada particular atenção à informação recolhida sobre a interacção entre as unidades de controlo dos sistemas, os parâmetros dos chassis e o conforto acústico registado no interior do habitáculo. Por outro lado, esta iniciativa serviu também para verificar o desempenho dos sistemas de ventilação e de ar condicionado e... auscultar os opinion makers.
Tendo sido já divulgadas as primeiras impressões dos especialistas ingleses que tiveram o privilégio de participar nesta iniciativa, resta dizer que, ao que parece, a Škoda fez o seu trabalho de casa com muitíssimo esmero. Outra coisa não seria de esperar da marca da Seta Alada. O filme confirma-o.
[realização e produção do filme: Skoda Auto / filme extraído do YouTube]
* O primeiro Yeti produzido em série tem carroçaria à cor Aqua Blue, vem equipado com um motor 1.8 TSI e possui tracção integral.
[foto: Skoda Auto]
Deste modo, a marca checoslovaca propôs a modernização do chassis precedente, a introdução de alguns importantes elementos de segurança activa e passiva, [com destaque para a passagem do depósito de gasolina para debaixo do banco traseiro] e a dotação de um capot muito peculiar, com abertura lateral, como se de um piano de cauda se tratasse. Cumulativamente, o radiador passou a ser montado à frente, acoplado a uma ventoinha accionada por termóstato, enquanto que, no habitáculo, o dispositivo de aquecimento do sistema de ventilação passou a ser instalado no interior do tablier. Em 1976 o projecto do Škoda 105/120 estava concluído e a produção em série arrancou em Agosto desse mesmo ano.
Os novos automóveis, cuja designação variava em função da motorização adoptada - '105' com 1.046 cm3 e 33.1 kW às 4800 rpm ou '120' com 1174 cm3 e 36.7 kW às 4200 rpm - destacavam-se por uma robustez e resistência geral elevadas, como sempre foi apanágio da marca, pese embora fossem criticados por um controlo de qualidade menos exigente à saída da fábrica, manchando um pouco os elevados pergaminhos reconhecidos à Škoda em termos de qualidade de construção. Por outro lado, os carros apresentavam um comportamento algo imprevisível nos limites, que se devia ao facto do peso do conjunto se concentrar predominantemente sobre a traseira do veículo. Ainda assim, as características do chassis adaptavam-se muito bem às estradas deterioradas dos países de Leste, vias onde, dificilmente, a maioria dos proprietários viriam a experimentar as reacções-limite dos seus automóveis. Oferecendo um habitáculo espaçoso, um painel de instrumentos completo, um conforto assinalável e um preço muito concorrencial, esta gama teve um sucesso digno de nota na Checoslováquia, na Hungria, e na Polónia, e até mesmo na Finlândia e em Inglaterra, onde a concorrência era bem mais aguerrida.
Entretanto, nos anos seguintes, sem a injecção de fundos estatais que lhe permitissem, finalmente, desenvolver o seu primeiro automóvel de motor e tracção traseiros, a Škoda limitou-se a introduzir pequenas alterações e melhorias nesta gama, tornando-a tão atractiva e competitiva quanto possível. Assim, a gama 105/120/125 desdobrou-se nos rebaptizados 130/135/136 até que, por fim, em 1990, foi descontinuada, numa altura em que o Favorit já era o centro de todas as atenções e de todas as esperanças para a marca de Mladá Boleslav.
Foi o fim de uma era, iniciada em 1964 com o lançamento da famosa dupla 1000MB/1100 MB.
Mais informações em:
www.skoda-auto.com
en.wikipedia.org
[fotos: Škoda Auto]
Com uma excelente prestação, Jan Kopecký e Petr Starý, a bordo de um fantástico Fabia S2000, conquistaram o 2º lugar do pódio, resultado fantástico tendo em conta que esta é a segunda participação da Skoda numa prova do IRC e, simultaneamente, o seu primeiro rali em terra.
Nicolas Vouilloz e Nicolas Klinger, em Peugeot 207 S2000, fecham o pódio, sendo que os primeiros portugueses na classificação foram Fernando Peres e José Pedro Silva, a bordo de um Mitsubishi Lancer Evo IX, na 5ª posição.
Parabéns Skoda!
Mais informações em:
www.satarallyeacores.com
www.rally-irc.com
Neste sentido, veio alertar-nos para a pecha de não termos ainda feito referência aos testes que a marca de Mladá Boleslav está a realizar em São Miguel, afim de afinar a sua preparação para o SATA Rallye Açores 2009 - uma importante jornada do IRC que começa hoje às 22:00h, com a cerimónia de apresentação pública das equipas.
«Quanto a mim, [...] parece-me que o Juho Hänninen é um grande candidato à vitória. Para a maioria dos "internacionais" será a primeira vez que correm na ilha de São Miguel, pelo que o conhecimento do terreno será igual para todos, excepto para os portugueses (como sempre temos alguns pilotos capazes de ganhar), mas o piloto finlandês é muito rápido, principalmente em terra, dá-se bem com provas "novas" (no ano passado, a primeira vez que se sentou num S2000 ganhou a prova em que correu, a contar para o IRC) e tem no Skoda Fabia S2000 um aliado de peso, pois já provaram que pode ganhar em qualquer terreno.»
E nós só acrescentamos: há também que contar com a fortíssima dupla Jan Kopecký / Petr Starý, a bordo do 'outro' Fabia S 2000, para desbravar, com sucesso, a gravilha atlântica...
Mais informações em:
[fotos: Luís Pacheco / extraídas do sítio ralisonline.net]