sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PRAKTIKamente Preparado
















Há uns meses atrás, o Prof. Winfried Vahland - Presidente Executivo da marca da Seta Alada - anunciou um envolvimento mais profundo da Skoda no setor dos comerciais ligeiros. Agora, Vladimir Rybecký, do «Autoweek», foi citado pelo «Alktuálne.cz» por ter afirmado que há já fontes seguras que dão como concluído o desenvolvimento de uma nova proposta do fabricante checo para este segmento de mercado. E ainda segundo informações veiculadas pelo «Alktuálne.cz», a passagem à produção do novo comercial poderá até já estar prevista para a fábrica de Hannover, na Alemanha, onde a VW produz o Transporter, o LT e o Multivan T5. Só falta saber quando chegará ao mercado a nova companhia do versátil Praktik.

Mais informações:  

[Fotomontagem: semlimites | imagem original: Volkswagen Nutzfahrzeuge]

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Škoda Citigo [Recortes de Imprensa]


Design 

«"Os nossos automóveis não são brinquedos coloridos, de circo, ou objetos desnorteados. Queríamos um carro atraente: simples mas com caráter", avançou o Diretor de Design da Skoda ao Deník [...].»

«O novo carro é baseado nas formas do seu irmão germânico Volkswagen Up!, que foi introduzido há umas semanas atrás no Salão de Frankfurt. O Skoda parece um pouco mais bonito que o Volkswagen ao oferecer, por exemplo, umas janelas laterais traseiras maiores. E a traseira é particularmente bonita: "As suas linhas depuradas são decoradas com uns bonitos farolins em forma alongada de 'C'", disse o Designer-Chefe Kaban.»

in Deník.cz | www.denik.cz

Equipamento
«O fabricante oferecerá o automóvel em quatro níveis de equipamento diferentes. As versões mais caras serão dotadas com Brake Assist, que reage aos perigos de colisão com outros carros. Por dentro, o carro é dotado de diversos elementos que vão ao encontro do slogan «Simply Clever», como o clip de plástico para fixação dos bilhetes de estacionamento, um suporte para uma fotografia no tabliê ou uma bolsa para o telemóvel incorporada no assento do passageiro da frente.» 
in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
«Dependendo das necessidades de cada mercado, poderão ser selecionadas quatro variantes de equipamento: Easy, Active, Ambiton e Elegance».
«O interior do Citigo oferece espaço, qualidade e precisão. Isto deve-se a um layout claro e transparente, bem como à utilização de tabiês revestidos a dois tons nos níveis de equipamento mais elevados. Os encostos de cabeça dianteiros estão integrados nos bancos. O carro dispõe ainda de numerosos espaços de arrumação, porta-copos, locais para deposição de telemóveis e bolsas laterias no banco da frente. E contempla soluções inteligentes, como um gancho para uma carteira ou um saco, colocado no mecanismo de abertura do porta luvas ou ainda um dispositivo para suspensão de uma fotografia na consola central. A prateleira articulada da cobertura da bagageira é complementada por um sistema que permite o seu bloqueio na posição de topo e uma rede elástica impede a livre circulação de objetos no porta-bagagens. O bem estar a bordo é garantido por múltiplos recursos de conforto. Nas versões de 3 portas, o sistema «Easy Entry» facilita a entrada para os bancos traseiros. 'O banco do passageiro da frente desliza para a frente e o encosto rebate o suficiente para garantir uma entrada confortável para a traseira do carro', avançou o Designer-Chefe Kaban.»

in Deník.cz | www.denik.cz

Tecnologia e Energias Alternativas
«Apesar da sua reduzida cilindrada, os motores atingem um elevado binário com baixos níveis de ruído. O motor 1.0 MPI servirá de base para a utilização de combustíveis alternativos, como o GNC [gás natural comprimido], cujas emissões de CO2 nessa variante serão de 79 g/Km. Em 2012, e cumulativamente à caixa manual, também estará disponível uma caixa automática de 5 velocidades que será garantia de conforto acrescido para o novo pequeno carro.» 
in Deník.cz | www.denik.cz
«O construtor também pondera a introdução de versões a gás natural comprimido e a eletricidade.»                                                                                                   
 in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz


Segurança
«A segurança ativa foi significativamente melhorada com o novo sistema de travagem assistida «City Safe Drive». O sistema é automaticamente ativado a velocidades abaixo dos 30 Km/h e um sensor laser regista riscos de colisões. Dependendo da velocidade do trânsito, o sistema pode travar automaticamente para mitigar a severidade de uma colisão ou até preveni-la. Isto reduz significativamente o risco de uma colisão com o carro que segue imediatamente à frente, no trânsito citadino»
in Deník.cz | www.denik.cz

Preço Estimado
«É provável que o preço ande à volta das 180 mil coroas» [na República Checa, o que corresponde a €7.338,97].
in Auto.iDNES.cz | www.auto.idnes.cz
[imagem: Skoda Auto]

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Škoda Citigo [Informações Oficiais]



Mote
«City Clever»

Conceito
«O Citigo é um dos pilares da nossa estratégia de crescimento. Este automóvel abre caminho para que a nossa marca entre num segmento muito promissor. Este novo produto corresponde inteiramente à filosofia corporativa da marca Škoda, expressada através do slogan “Simply Clever”. Apesar do seu tamanho contido, o Citigo oferece um amplo espaço interior e é surpreendentemente ágil e atrativo em termos de equipamentos e tecnologias utilizadas.»
Prof. Winfried Vahland, Presidente da Direção da Škoda Auto

Clientes-Tipo
Segundo a Škoda, o automóvel destina-se sobretudo a jovens condutores, jovens Famílias que procuram um segundo ou terceiro carro e pessoas da terceira idade com espírito aberto. O cliente-tipo esperado será, ainda segundo a marca, particularmente exigente em termos de qualidade, praticabilidade, design e segurança, não descurando um bom equilíbrio entre custos-benefícios e uma análise racional das suas opções.

Calendarização
O automóvel iniciará o seu ciclo comercial na República Checa ainda este ano. A partir do início do verão de 2012, o Citigo começará a ser progressivamente vendido noutros mercados europeus.

Design
Os designers imprimiram ao automóvel um aspeto distintivo, claramente identificado com os princípios idiomáticos da Škoda. Neste sentido, prevalecem a nova grelha de fino recorte, os faróis dianteiros marcantes, um perfil robusto mas depurado e uma secção traseira onde não faltam as óticas em forma de 'C'. Embora na fase inicial o automóvel só esteja disponível em versão de 3 portas, a marca garante que em 2012 será apresentada uma variante com 5. As dimensões gerais da carroçaria confinam-se a 3.56 x 1.65 x 1.48 m e o compartimento de bagagem alberga 251 l de capacidade [ampliável até aos 951 litros, rebatendo os assentos traseiros].

Segurança
Os técnicos da Škoda, em cooperação com os seus colegas do Grupo VAG, elevaram os padrões de segurança do automóvel para níveis próprios de automóveis de segmentos superiores. Neste âmbito destacam-se os novos airbags laterais de cabeça e tórax, que protegem os passageiros dianteiros, e o sistema de assistência à travagem «City Safe Drive», ativado por um sensor laser que identifica quaisquer perigos de colisão, sempre que a velocidade a bordo seja inferior a 30 Km/h.

Técnica
Os dois motores disponíveis, ambos a gasolina, de três cilindros e com cerca de 1 litro de cilindrada, estão disponíveis em 2 níveis de potência, cada um deles proposto nas versões standard ou «GreenTec». Deste modo, a versão base de 60 CV apresenta consumo médio de 4.5l/100 Km e emite 105 g de CO2, sendo que a variante «GreenTec» reduz estes valores para 4.2l/100 Km e 97g de CO2. No que toca à cambiante de 75 CV os valores são de 4.7 e 4.3 l/100 Km e de 108 e 99 g de C02, respetivamente.



Mais informações em: 
www.carscoop.blogspot.com

[foto: Skoda Auto | edição: semlimites / tabela técnica extraída de Carscoop | www.carscoop.blogspot.com]

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Skoda Citigo [Fotos Oficiais III]



[fotos: Skoda Auto]

Skoda Citigo [Fotos Oficiais II]





[fotos: Skoda Auto]

Skoda Citigo [Fotos Oficiais I]







[fotos: Skoda Auto]

Skoda «Citigo»
























O semlimites soube já, de fonte segura, que o citadino que a Skoda irá apresentar em breve dará mesmo pelo nome de Citigo. Este pequeno automóvel, fabricado em Bratislava, cujas dimensões exteriores aproximadas rondarão os 3.55x1.64x1.48 m, fará uso da nova plataforma modular MQB e virá equipado com um motor tricilindrico a gasolina 1.0 MPi de 999 cm3 de cilindrada, disponível em variantes de 60 CV [44 KW] e de 75 CV [55 KW]. Estes engenhos serão servidos por uma nova caixa manual de 5 velocidades, denominada MQ100, de fabrico checo, que é bastante leve, suave e silenciosa. O carro, cujo dimensionamento interior permite acolher 4 passageiros em excelentes condições de conforto, fruto de uma distância entre eixos de 2.42 m, terá ainda uma bagageira com cerca de 250 l de capacidade [com os bancos traseiros em posição normal] e fará uso de um tanque de combustível na ordem dos 35 l. Por fim, as performances, os consumos e as emissões de CO2 apresentarão valores referenciais para a classe. O Citigo começará a sua carreira comercial na República Checa ainda este ano [único país onde concorrerá ao título de Carro do Ano 2012], sendo que as vendas noutros mercados arrancarão de forma progressiva a partir do início do próximo ano.

[foto do VW Up!: Auto.cz | extraída de www.auto.cz

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Skoda «Made in Portugal» [?]




























Segundo artigo publicado na secção automóvel do «Aktualné», Jozef Kaban, Diretor do Departamento de Design da Skoda Auto, terá afirmado àquele órgão de comunicação social que o construtor de Mladá Boleslav intensificará a missão de se propor ao mercado como marca devotada às Famílias. Neste sentido, Kaban terá mesmo adiantado que a Skoda dilatará necessariamente a sua oferta com propostas que vão ao encontro de agregados familiares com mais de 3 filhos. Ou seja, depreende-se que terá que propor automóveis de 7 lugares. Daí que a «Aktualné» não hesite em avançar como provável a construção de um grande MPV em Portugal - na fábrica da AutoEuropa -, baseado na mecânica dos gémeos VW Sharan e SEAT Alhambra. Claro que, acrescentamos nós, haverá sempre outras hipóteses para cumprir tal objetivo, como por exemplo a criação de uma Superb Combi com 7 lugares, a construção de um MPV baseado na tecnologia do Octavia III, ou até mesmo a criação de uma variante «MissionL» devidamente preparada para o efeito. Contudo, um grande MPV com base no Sharan significaria uma enorme economia de recursos, em termos de desenvolvimento e de industrialização, bem como a possibilidade de se colocar um produto destes no mercado num curto espaço de tempo. E para nós, portugueses, seria motivo de um enorme orgulho, por podermos ser obreiros de um modelo com a chancela da Seta Alada!

Última e interessante nota: tanto o «Aktualné» como alguns outros média checos acham mais provável que as fotos-espia da «Rapid Combi», que aqui publicámos na 6ª feira, possam antes ser da «Octavia Combi III». As opiniões dividem-se, portanto, e só o tempo dirá o que a Skoda nos reserva. Seja como for, a carrinha parece reunir todos os ingredientes para ser mais uma belíssima proposta com assinatura de Mladá Boleslav.

Mais informações em: www.auto.aktualne.centrum.cz 

[foto: Alfredo Henriques | extraída de: www.panoramio.com]

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Go! [ou Citigo]























14 de setembro. Oito e tal da manhã. A auto estrada D11, perto de Praga, colhe a visita de um inesperado citadino. Trata-se, nada mais, nada menos, que o novo pequeno carro da marca da Seta Alada.

Atento, um leitor do «Blesk» admirou o densamente camuflado automóvel e ainda conseguiu capturar uma foto da traseira. À frente, garante, a inspiração vem direitinha do protótipo «VisionD». Atrás, são evidentes alterações no pára-choques e no grafismo das óticas.

E fica ainda uma dúvida no ar: será só impressão nossa, causada pela vertiginosa cauflagem aplicada ao protótipo, ou haverá mesmo indícios de uma secção lateral posterior distinta da do primo «Up!»? Pela fotografia é difícil de perceber, mas será algo a que tentaremos dar uma resposta oportunamente.

Mais informações em: www.blesk.cz

[foto: Petr Pustina | extraída de: www.blesk.cz]

Rapid Combi!




Durante as suas intervenções no Salão de Frankfurt, os dirigentes da Skoda poderão ter questionado a validade de uma variante carrinha do «Rapid», não só por se tratar de um tipo de carroçaria que não colhe o interesse da generalidade dos mercados, como também por, alegadamente, tal proposta não ter muito cabimento entre as atuais Combis das gamas Fabia e Octavia.

Porém, o sítio checo «Blesk» mostra que, no mínimo, tal  variante de carroçaria terá sido fortemente equacionada, havendo mesmo um fortíssima possibilidade que a sua passagem à produção seja muito mais do que um mero sonho longínquo. Os fãs da marca da Seta Alada agradecem. Até porque a Combi é simplesmente fantástica!

Mais informações em: www.blesk.cz

[fotos: Blesk | extraídas de www.blesk.cz

«A Marca do Grupo VW com Planos Mais Ambiciosos»

Entrevista realizada por Markus Efler e Susanne Frank, da Focus [Alemanha], ao Prof. Winfried Vahland, Presidente Executivo da Skoda Auto. Publicada originalmente na rede em 21 de setembro e traduzida livremente, com recurso às ferramentas do Google, pelo semlimites.


Focus: A Skoda é a marca do Grupo Volkswagen com planos mais ambiciosos: como será possível duplicar as vendas de 760.000 para 1.5 milhões de automóveis em 2018?
Prof. Winfried Vahland: Em abril fez 20 anos que pertencemos ao Grupo [VAG], tendo estado maioritariamente focados na europa, um mercado confinado a um crescimento moderado. Uma vez que queremos crescer, temos que nos tornar mais internacionais. O potencial é enorme quando olhamos para exemplos como a China. Apenas 4 anos depois de termos entrado naquele mercado, vendemos hoje mais de 180.000 automóveis [por ano]. E na Rússia planeamos produzir com o fabricante local Gaz. Nos últimos 8 anos venderam-se 1.7 milhões de carros na Rússia. Hoje esse número poderá andar perto dos 4 milhões.

F: Os clientes da europa ocidental preferem hatchback's, como o protótipo «VisionD» apresentado em Genebra, mas os europeus de leste e os chineses gostam mais de berlinas notchback clássicas. Como pretende conciliar estas preferências?
WV: Nós não precisamos de um automóvel mundial que seja igual em todo o lado - isso funciona bem para fabricantes de luxo. Nós, porém, precisamos de vender automóveis que sejam especificamente preparados para cada mercado. Contudo, haverá um denominador comum em todos os modelos: serão ligeiramente maiores [que a concorrência] e oferecerão imenso espaço – que é algo que os asiáticos valorizam bastante.

F: A utilização de tecnologia VW e Audi, conjugada com mais espaço e preços inferiores contribuiu para o sucesso da Skoda. Por este motivo, o Presidente Executivo [do Grupo VAG] Martin Winterkorn quer desacelerar-vos um pouco. Os clientes Skoda serão brindados com menos qualidade?
WV: Quem disse uma coisa dessas?! O Sr. Winterkorn está muito satisfeito com o nosso sucesso. A Skoda não é, nem será, uma marca barata, porém o nosso posicionamento global permanecerá atrás da VW. Que fique muito claro: nós sempre oferecemos um excelente value for money, e assim permaneceremos! 

F: Ainda assim, alguns clientes em vez de comprarem um Skoda mais caro, mas provavelmente similar a um Volkswagen,...
WV: A canibalização entre a VW e a Skoda é atualmente muito baixa. Algumas pessoas poderão trocar um VW usado por um Skoda, e dessa forma permanecer no Grupo, em vez de escolherem outra marca diferente. Por fim, o Grupo [VAG] vive de muitas marcas. A Skoda incorpora o Grupo, mas o Grupo também precisa da Skoda. 

F: A gama de modelos existente é suficiente para os vossos ambiciosos planos?
WV: Com o Fabia, o Roomster, o Octavia, o Superb e o Yeti temos já cinco modelos, mas vamos expandir a gama rapidamente. No próximo ano teremos uma berlina compacta que é particularmente adequada aos mercados internacionais. Antes do final de 2011 apresentaremos um citadino mais pequeno que o Fabia: um automóvel de 4 lugares com imenso espaço. 

F: Que novos tipos de clientes têm em vista para os novos carros?
WV: [No caso do citadino] muitos serão clientes Skoda à procura de um pequeno carro. Nós temos uma elevadíssima taxa de fidelidade, já que mais de 60% dos nossos clientes se mantêm fiéis à marca. Por isso propomos este carro para, por exemplo, pais que pretendam comprar aos seus filhos um primeiro automóvel. Ou para clientes Skoda que pretendam adquirir um segundo carro acessível. Ou ainda para pessoas que residem em apartamentos e se confrontam com pouco espaço de estacionamento. Estamos a falar, sobretudo, de clientes jovens e de senhoras, já que o automóvel foi pensado para a europa. 

F: Pretende construir automóveis na China? Em que local?
WV: A Volkswagen tem uma joint-venture com a SAIC. Nós já produzimos Skodas em Xangai, numa fábrica conjunta. 

F: Até agora, a Skoda produziu maioritariamente na República Checa. Fará isto sentido, dado o crescente fortalecimento da coroa checa face ao euro?
WV: Absolutamente. Contudo, a introdução do euro na República Checa seria ainda mais benéfica para nós. 

F: Então a vantagem reside em salários mais baixos, face àqueles que se praticam na Alemanha?
WV: Os custos do trabalho ainda vão sendo mais baratos na República Checa [do que na Alemanha]. A sua quota no custo de um automóvel não pode ser subestimada. Contudo, a produtividade é um fator, no mínimo, tão importante. E é exatamente aí que estamos concentrados, mesmo na República Checa.

Mais informações em: www.focus.de

[foto extraída de: www.auto.dziennik.pl]

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Superb 2012 à Vista



O «Auto|Blog.it» publicou um conjunto de 8 fotografias que retratam já o facelift a operar na gama Superb. Embora densamente camuflado, o automóvel deixa transparecer um pára-choques dianteiro distinto, com nova grelha inferior e faróis de nevoeiro com novo desenho. Atrás as alterações são, para já, menos evidentes, embora uma fonte segura [que preferiu manter-se no anonimato], garantiu já ao semlimites que a nova traseira será fantástica e significativamente distinta da atual.

Curiosamente, uma das fotografias revela também uma Octavia Combi em testes, com as mesmas alterações e o mesmo enigmático autocolante traseiro [com a inscrição «Performance Kit»] com que já tinha sido capturada há uns meses atrás, pelo que tudo aponta que 2012 será mesmo o ano de todas as revoluções para o construtor de Mladá Boleslav.

Mais informações em: www.auto.blog.it

[fotos: Auto|Blog.it | extraídas de: www.auto.blog.it]


A Noite dos 'Óscares'
























A Škoda Auto foi a grande vencedora da 10º edição do «AutoVision» - festival de cinema e multimédia da indústria automóvel - que faz parte integrante do Salão Automóvel de Frankfurt [IAA], distinguindo-se de um modo particular com o melhor filme, entre os 270 submetidos a concurso. 

Porém, as proezas da marca da Seta Alada não se ficaram por aqui, saindo agraciada do certame com três medalhas de ouro nas categorias «TV/Cinema», «Sítio da Rede» e «Vídeo Corporativo» - áreas onde a evolução do construtor de Mladá Boleslav espelha bem a excelência que conhecemos da produção automóvel.

Veja o filme galardoado aqui.

Mais informações em:
www.skoda-auto.com
www.auto-vision.org 
[foto: Andrea Ganshorn | www.fotodienst.at]

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mandarim

Encontrámos no sítio «Auto.163.com» mais alguns detalhes relativos ao facelift previsto para o Fabia chinês, particularmente explícitos na imagem que aqui revelamos. Segundo o referido espaço cibernáutico, as alterações ao utilitário da marca da Seta Alada serão oficialmente apresentadas no Salão de Xangai de 2012 [em abril], passando-se, posteriormente, à sua introdução naquele mercado. Fica, contudo, por esclarecer se uma eventual introdução das alterações previstas para a traseira do veículo, - sobretudo ao nível das óticas e dos pára-choques - chegará [ou não] aos Fabias europeus. A utilização do novo logótipo, a par de uma hipotética adoção dos conjuntos motor 1.0 MPi/caixa de velocidades DQ100 [a estrear no citadino Go! (ou Citigo, como defendem agora alguns sítios checos)], poderia ser o mote para uma operação de revitalização da gama Fabia. Mas aqui já estamos a entrar no domínio da especulação pura... Teremos, pois, que aguardar por novidades palpáveis.

Mais informações em: www.auto.163.com

[imagem: «Auto.163» | extraída de: www.auto.163.com]

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

«Go!» & «Rapid»

























Baseando-se «numa fonte muito bem informada», o sítio checo «Aktuálně.cz» publicou um artigo onde revela os nomes das duas próximas novidades Skoda. A saber: o citadino «Go!» e o compacto «Rapid», este último baseado no protótipo «MissionL». Assim sendo, verifica-se a introdução de um novo nome para um novo segmento de mercado, a par da reintrodução de uma designação histórica, que remonta aos anos 30 do século passado e que fora, anteriormente, exclusivamente emprestada a automóveis desportivos. É, pois, provável que, desta feita, a marca da Seta Alada confie ao «Rapid» a célere missão de se tornar num campeão de vendas em tempo recorde.

Por seu turno, e em termos de lançamentos futuros, múltiplos órgãos de comunicação indianos garantem que a derivação regional do «MissionL» tem já data de apresentação marcada para 7 de outubro, sendo que a designação «Lauretta» já não parece tão segura como anteriormente afiançado por esses mesmos média. Contudo, a confirmar-se esta estreia, a berlina compacta da Seta Alada, ainda que só na sua variante regional indiana, será mesmo a 6ª gama do construtor de Mladá Boleslav a ver a luz do dia. Até porque, pouco depois, será a vez do «Go!» - o 7º membro da família Skoda -, ser oficialmente apresentado já em pleno outono, com as vendas na República Checa a iniciarem-se ainda antes do final de 2011.

Quanto ao «Rapid», é plausível que tenha que aguardar pelo Salão de Genebra [março de 2012] para se mostrar ao mundo já em vestes de produção.

Mais informações em: www.aktuane.cz

[foto original: Skoda Auto | edição: semlimites]

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Força das Palavras

Declarações de Jozef Kaban – Diretor do Departamento de Design da Škoda Auto - durante o Salão de Frankfurt [à direita na fotografia]

«O desenho [ndr: do MissionL] transmite um caráter direto e juvenil. A vida pode ser demasiado complexa e muitas pessoas reagem recorrendo à precisão, aos materiais de alta qualidade e ao minimalismo. O protótipo MissionL oferece tudo isto.»

in sítio oficial da Škoda Auto | www.skoda-auto.com


«Não digo que o MissionL combata algum modelo em particular. É único e encaixa-se perfeitamente na gama respetiva. A carroçaria em forma de berlina, com 5ª porta de hatchback, é tipicamente Škoda». No Salão, quando confrontado com a interpretação da Auto Express, segundo a qual o MissionL terá sido desenhado para preencher o vazio entre as gamas Fabia e Octavia, dando à Škoda um rival genuíno para o Ford Focus. 
 
«Certamente que o automóvel terá um nome próprio, que não será MissionL, mas ainda é muito cedo para revelarmos a sua designação». Em declaração à Auto Express, sobre a eventual recuperação da designação Felicia para a versão de estrada do MissionL.

in Auto Express | www.autoexpress.co.uk


«O novo Octavia já está pronto em termos de design. Por isso estamos preparados para uma apresentação num Salão, num futuro breve». Em declarações à agência noticiosa ČTK.

Esta agência adiantou ainda que, segundo fonte não oficial mas bem informada, a produção do Octavia III estará já agendada para o início de novembro de 2012. Ainda a este órgão de comunicação social, Jozef Kaban terá adiantado que para lá da versão específica que está a ser preparada para o mercado indiano, estará já a ser ponderada a introdução de uma outra variante de carroçaria para o MissionL. Por fim, garantiu que a marca estuda a produção de um SUV ou de um MPV de dimensões generosas, assugurando que tal não significa que a marca os venha a produzir, concluindo: «É necessário que os produtos que comercializamos tenham uma justificação lógica».

in ČTK | www.ctk.cz



Declarações de Eckhard Scholz – Diretor do Departamento Técnico da Škoda Auto - durante o Salão de Frankfurt [ao cento na foto]

«Claro que [ndr: na passagem à produção] o carro sofrerá muitas alterações. Terá que ser conformado e afinado para uma utilização normal. Quando olhamos para o protótipo vemos jantes de 18 polegadas que terão que ser substituídas por rodas menores. Contudo, a frente, bem como a forma e a aparência gerais estão claramente dadas. Também vemos farolins traseiros com LED´s que serão substituídos por lâmpadas convencionais no modelo de série. No protótipo vêm-se janelas generosas que serão mantidas na versão de estrada e o automóvel será brilhante. Este estudo tem uma correspondência com a realidade em cerca de 88%.»

Sobre a eventual preparação de uma Combi baseada no MissionL: «Temos, nos principais segmentos em que estamos representados, mais do que uma variante de carroçaria. Especificamente, duas carroçarias na gama Fabia e duas no Octavia. Vê algum espaço para outra Combi entre elas? Por outro lado, a apetência pelas carrinhas é específica de determinados mercados e com este modelo estamos focados no mundo inteiro. O que não significa que não possamos esperar, para lá da berlina de 5 portas e do sedã indiano, por outras variantes de carroçaria».

«Que fique claro que se trata apenas da minha opinião pessoal, mas eu acho que nos faz falta um carro para os tempos livres - um grande SUV. Não apenas para os mercados europeus, mas também para outras partes do mundo. É um grande segmento e nós temos que entrar em segmentos grandes. Há aí um enorme potencial para a Škoda.»

in Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz


Excerto de entrevista ao Ceský Rozhlas:

Ceský Rozhlas: Há muito tempo que a Škoda planeia o lançamento de novos modelos. Finalmente começaram a sair.
Eckhard Scholz: Este é um tema que deixou de ser segredo. Estou sinceramente encantado com o novo carro [ndr: «MissionL»] e com a sua passagem à produção. Será um automóvel pequeno mas com muito espaço interior, como é típico nos nossos produtos. Trata-se de um compacto com os extremos curtos [ndr: em função de uma elevada distância entre eixos] e a sua passagem à produção está garantida. Com este carro estamos também a expandir a família Octavia, ao prepararmos um veículo funcional com muito espaço, onde um dos nossos principais objetivos será oferecê-lo a preços atrativos. Queremos surpreender ao combinarmos um conceito atrativo de automóvel com preços agressivos.

CR: Para lá das cinco gamas – Fabia, Roomster, Yeti, Octavia e Superb -, o que virá a seguir?
ES: Não posso dizer que o nosso programa de produção esteja já completo. Há muitos projetos em que estamos a trabalhar neste momento, mas é natural que nem todos tenham sucesso para virem a ser produzidos no final. Posso dizer que no decorrer do próximo ano investiremos tanto dinheiro [ndr: no desenvolvimento de novos automóveis] como nunca fizemos na nossa história. Nunca tivemos tantos projetos em que se trabalhasse em simultâneo. Eu e a minha equipa trabalhamos 24 horas por dia. 

CR: Então perguntamos se num futuro próximo a Škoda irá duplicar o seu número de modelos?
ES: Deixo a resposta a essa pergunta em aberto. Há basicamente duas perspetivas: primeiro, as novas linhas de produtos; segundo, as que já existem. Eu não gostaria de avançar com declarações que pudessem ter impacto nas decisões correntes dos nossos clientes, mas posso dizer que temos planos ambiciosos. Algumas linhas de produtos estão já decididas. Investimos no seu desenvolvimento porque significam um investimento no futuro. Mas não há ainda o acordo final para muitas destas visões. O Sr. Prof. Vahland [ndr: Presidente Executivo da Škoda] irá informar, certamente num futuro próximo, sobre novos modelos e eu não me quero sobrepor às suas funções. Isso é algo que lhe compete.

in Ceský Rozhlas | www.rozhlas.cz
[foto: Auto.cz | extraída de www.auto.cz

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Azeite e Água


A propósito do «MissionL» uma revista da especialidade automóvel escreveu como título A Skoda responde…à Dacia. O semlimites leu a notícia e nem uma palavra encontrou que explicasse o misterioso título!
Mas tal interpretação fez-nos pensar. Quem ficar só pelas gordas, poderá pensar que a Skoda e a Dacia jogam na mesma divisão. O que não corresponde à verdade. A Skoda está na Liga dos Campeões e a Dacia a lutar para subir à 2º Liga. E agora que as imagens do «MissionL» foram reveladas o título que era misterioso, passa a ser pouco rigoroso.
Existem dois pontos em comum nas duas marcas. Ambas são da Europa de Leste. Uma romena e outra checa. Ambas pertencem a dois grupos de construtores muito poderosos. A Renault e a VW. Mas em tudo o resto estão à distância de anos-luz uma da outra.
A Skoda sempre foi a marca de automóveis mais conceituada e internacionalizada da Europa de Leste. Enquanto outras marcas copiavam modelos da Europa Ocidental (a Dacia fabricou durante décadas uma versão Renault 12), a Skoda sempre apresentou os seus próprios produtos com grande rigor e qualidade. Basta não esquecer que é uma marca centenária com um passado de orgulho. E actualmente não é o parceiro pobre do Grupo VW. Bem pelo contrário. Contribui, e muito, para o fortalecimento do Grupo e para os seus avanços tecnológicos. Os Engenheiros da Skoda são conhecidos por não brincarem em serviço. E depois, não dá prejuízo como a Seat. Pelo contrário, e apesar da crise, tem vindo a consolidar os lucros e a aumentar sustentadamente as vendas e a produção. A meta para breve será um milhão e meio de carros ao ano.
A Skoda nunca teve a pretensão de fabricar automóveis low-cost. Nem nunca necessitou de escrever na traseira dos seus automóveis by Volkswagen. A Skoda é no mundo dos construtores automóveis a marca que mais tem evoluído e contribuído para o sucesso. Claro que está atenta aos mercados pelos 5 continentes. O Rapid (tudo indica que vai ser assim baptizado) nunca será um low-cost, nem nas linhas, nem no conforto, nem na fiabilidade e muito menos na segurança. Produzir muito bem e vender a um custo justo não está ao alcance de todos. Quando compramos um Skoda sabemos que estamos no século XXI. Não somos transportados pela máquina do tempo e compramos um automóvel do século XX.
A Dacia segue o seu caminho que esperamos que seja brilhante. A Skoda segue o seu. Mas o azeite nunca se dilui na água.
[foto: Skoda Auto]

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uma Postura Diferente
























A Skoda é uma marca diferente. Em tudo: no conceito, no rigor, na seriedade, nos produtos e até nos clientes. Numa indústria onde os altos quadros das marcas se movimentam num impenetrável mundo, à escala da estratosfera, os mais prestigiados dirigentes da marca checa preferem a simplicidade das coisas boas da vida, rodeando-se de crianças na festa de lançamento do «MissionL». E acreditem, não foi um gesto premeditadamente calculado para a avidez das câmaras. Veio do coração... como em tudo na Skoda.

[foto: Auto.cz | extraída de www.auto.cz]

Tudo [o que se sabe] [e o que se antevê] sobre o «MissionL»
























Já se esperava que a apresentação oficial do «MissionL» fosse relativamente parca em detalhes sobre o automóvel. Contudo, o Engº Eckhard Scholz - Diretor do Departamento de Desenvolvimento Técnico - acabou por ser mais específico que o próprio Presidente da Skoda, adiantando os primeiros detalhes sobre os conceitos gerais e o perfil tecnológico genérico do automóvel. 

Segundo este dirigente, numa altura em que a vida das pessoas se tornou particularmente complexa, há um crescendo de clientes que procuram opções muito claras e diretas para os seus ensejos, no que diz respeito a automóveis. Neste sentido, o «MissionL» foi especificamente desenvolvido para dar resposta a um setor de mercado particularmente exigente e focado naquilo que é realmente importante. É por esta razão que, tal como revelado pelo Engº Scholz, o «MissionL» tem um desenho tão depurado e preciso, resultando numa saudável simbiose entre emoção e racionalidade. Por outro lado, foi desenvolvido com uma «engenharia que faz sentido» - preparada para dar resposta cabal às necessidades e às aspirações reais das pessoas.

Para lá deste intróito concetual, o Diretor Técnico da Skoda adiantou ainda que o automóvel rondará os 4.50 m de comprimento, terá um espaço interior referencial para a classe de veículos compactos - tanto para passageiros, como para bagagens [a mala terá capacidade superior a 500 l] -, e será dotado com motores a gasolina e gasóleo com desempenho referencial em termos ambientais [suspeitamos que, na europa, a gama tenha como base os competentes 1.2 TSI e 1.6 TDI]. Por outro lado, há ainda que mencionar a utilização de opções tecnológicas fiáveis e robustas, a par da dotação do automóvel com elevados padrões de segurança. 

Numa tónica mais especulativa, e daquilo que nos é dado ver através das imagens publicadas, parece-nos que o «MissionL» de produção deverá vir equipado com jantes de menor raio, ganhará uma distância ao solo um pouco mais folgada, terá puxadores de porta convencionais e dificilmente será dotado com um tão generoso teto panorâmico. Por outro lado, a iluminação de led's afigura-se ainda como uma incógnita, embora a sua utilização se esteja progressivamente a banalizar. No demais, a passagem à produção do automóvel parece bastante plausível, podendo, contudo, sofrer um ligeiro 'amaciar' nos vincos da carroçaria, por força das questões técnicas e de custos associados a estas opções estéticas.

No que concerne a interiores, o protótipo tem um tabiê particularmente sóbrio e elegante, onde imperam a depuração e o bom gosto - fugindo com particular eficácia à 'cacofonia' de curvas desmedidas (normalmente polvilhadas com uma salada de botões de utilidade duvidosa), que se tornou moda balofa no setor automóvel. Também aqui, e para lá de expetáveis diferenças em termos de opções cromáticas, de materiais,  de comandos e de auto-rádios, a similaridade face à versão de estrada parece ser bastante provável. Por outro lado, suspeitamos que os bancos dianteiros da versão de produção venham a ter alguma familiaridade, pelo menos em termos de desenho, com aqueles que se estrearão no citadino que a marca irá apresentar em finais de outubro, princípios de novembro [data agora ventilada na comunicação social checa]. Ou seja, parece-nos plausível que em ambos os casos os apoios de cabeça façam parte do próprio encosto, não se assumindo como elementos autónomos, com acontece, por exemplo, nos bancos traseiros do automóvel, cujas formas parecem já 'retiradas' das linhas de produção. 

E para já é tudo o que sabemos sobre o «MissionL». Mas continuaremos alerta...



[fotos: Auto.cz | extraídas de: www.auto.cz]

Salão de Frankfurt 2011 [III]















Eis a primeira imagem virtual dos interiores do MissionL. Muito promissora...

[imagem: Skoda Auto]

Salão de Frankfurt 2011 [II]

«Optámos por uma abordagem muito purista para este protótipo. Estruturámos as superfícies de forma simples, mas marcante. Como resultado, o veículo tem um aspeto forte, desportivo. O seu design transmite simplicidade e um caráter jovial». 


Jozef Kabaň, Diretor do Departamento de Design da Škoda Auto


Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Skoda Auto]

Salão de Frankfurt 2011 [I]




Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Auto.cz | extraídas de www.auto.cz]


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Às Portas do Salão [II]





[fotos: Skoda Auto]

Às Portas do Salão [I]

[filme: Skoda Auto | extraído do YouTube]

Mais Uma Novidade


A Skoda anunciou o início da produção do Octavia Green E Line, o seu primeiro automóvel eléctrico. A produção começa  apenas com 10 unidades para serem realizados testes de estrada com a finalidade de se realizarem eventuais ajustes.

Este automóvel eléctrico é baseado na carrinha Octavia e é alimentado por baterias de iões de lítio de 26,5 kWh e um motor eléctrico com 60 kW de potência constante (80 cv) e picos de potência de 85 kW ou 110 cv. Assim resulta um binário disponível de 270 Nm.

A autonomia é de 140 Km e consegue acelerar dos 0 aos 100 km em 12 segundos.

As novidades não param.. .amanhã há mais. Até já!

[foto: Skoda Auto]

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

«Mission... Impossible»?

Nos últimos meses tem-se intensificado a divulgação cibernáutica de conteúdos em torno do veículo compacto que a Skoda irá lançar para fazer a ponte entre as gamas Fabia e Octavia. Com a divulgação das primeiras fotos e de alguns [escassos] dados oficiais, parecem começar a clarificar-se, por fim, os contornos definitivos de tão importante automóvel.

Para já sabemos, de fonte oficial, que as variantes global e indiana serão distintas entre si, o que vem confirmar o já conhecido perfil do 'Lauretta', sem que tal impeça consideráveis diferenças face à versão de produção do «MissionL».

Com os dados de que dispomos, parece-nos óbvia a evolução por dois caminhos distintos: para a versão indiana a Skoda partiu da base mecânica do VW Vento e do idioma linguístico do Fabia para propor um automóvel capaz de arrasar no segundo país mais populoso do mundo. Note-se que, numa economia emergente – onde o preço é um fator preponderante – a Skoda tem que se impor com uma proposta ganhadora nesse domínio pelo que, fruto das sinergias colhidas, estará em condições de oferecer mais automóvel por menos dinheiro. Num mercado onde o Fabia tem cotação premium e onde o Vento se tem imposto na categoria das berlinas compactas, parece-nos que o 'Lauretta' terá mais do que robustecidas condições para esmagar a concorrência.

Por outro lado, e para os restantes mercados, - bastante heterogéneos entre si, por sinal - a Skoda, com o «MissionL» de estrada, parece procurar um ponto de equilíbrio olímpico, ao oferecer um novo conceito [e não apenas mais um automóvel], num segmento que tem muito para dar à marca. E vice-versa. Eis, pois, a nossa própria interpretação do assunto:

A verdade é que no segmento do Golf a resposta da marca da Seta Alada começou por fazer-se com o Octavia mas, fruto do tipo de carroçarias adotadas e, sobretudo, da excelência das propostas, o mais bem sucedido dos modelos Skoda cedo se destacou do seu primo germânico, imiscuindo-se em segmentos superiores com invulgar mestria. Ou seja, por mérito próprio, o Octavia passou a girar noutra esfera, distanciando-se progressivamente das suas origens, em voos cada vez mais altos. Por outro lado o Fabia, sendo um dos melhores e mais espaçosos utilitários do mercado, nunca enjeitou fazer mossa aos compactos do segmento acima. E fá-lo com todo o mérito. Porém, há que reconhecê-lo, para continuar a garantir os louros da esfera dos utilitários, com vendas em crescendo e uma invejável maturidade, o Fabia não poderá renegar as caraterísticas-chave da classe em que nasceu. Agrava-se assim um mais que evidente hiato entre as gamas Fabia e Octavia – algo que o Grupo VAG sempre renegou com receio da inevitável agitação que uma proposta da casa da Seta Alada poderia trazer para o segmento, com temíveis sequelas para o referencial Golf.

À sua peculiar maneira, isto é, de forma particularmente inteligente, a Skoda encontrou espaço para uma saída que se adivinha brilhante. Tudo começará, especulamos nós, com o lançamento de uma berlina de 5 portas, dimensionalmente a 3/4 de caminho entre o Fabia e o Octavia. A apetência dos mercados da europa central e de leste, bem como dos asiáticos, por este tipo de carroçaria acaba por ser o ponto de partida para outras ambições. Porém, a atratividade do produto será tal e a generosidade interior da proposta checa tão evidente que as famílias e as empresas dos mercados ocidentais também não ficarão indiferentes ao modelo. Até porque o desenho elegante, intemporal e cuidado do automóvel será galvanizador dos maiores elogios [já está a sê-lo!]. Por outro lado, num segmento tão competitivo, a Skoda terá necessariamente que fazer a diferença e aí joga-se uma cartada de trunfos – a marca de Mladá Boleslav irá propor muito mais automóvel por menos recursos. Estamos a falar de mais qualidade, mais espaço, mais economia e mais atratividade. Por menos dinheiro. Não só na hora de adquirir, como também de utilizar e de manter. Mas como? Propondo uma base mecânica um pouco diversa da do Golf – tecnicamente menos complexa – logo, mais económica -, mas igualmente eficiente. Será possível? Sim! E a resposta até já foi parcialmente ensaiada no Jetta americano, a quem – especulamos nós – o «MissioL» irá buscar o robusto chassi com 2.65m de distância entre eixos, a combinação do trem dianteiro McPherson com a suspensão traseira semi-independente e os travões de trás específicos, para lá da 'importação' direta das portas e dos espelhos retrovisores. Resta saber se o aumento massivo das vias face à variante europeia do Jetta também será [ou não] aplicada no modelo checo. Porém, numa observação fria, tudo isto poderá soar a um downgrade face à sofisticação europeia do Golf VI. Diga-se aqui a verdade: a tecnologia é apenas um meio para atingir um fim. Mesmo que seja um argumento de marketing não negligenciável para o consumidor europeu, mais focado em caraterísticas técnicas. Contudo, e em bom rigor, não há garantias de que uma maior complexidade mecânica resulte invariavelmente em melhores resultados. E em última instância o que conta são mesmo os resultados. Para darmos um exemplo concreto, regressamos à América para estabelecemos um novo paralelo. Aquando do lançamento do Jetta americano, James R. Healey, jornalista ao serviço do «USA Today», ao ter conhecimento das caraterísticas técnicas do novo automóvel, desconfiou prontamente do novo layout mecânico da berlina VW. Relembre-se que, face à geração precedente e à presente versão europeia, se perdera uma suspensão traseira multi-link e um sistema de travões traseiros baseado em discos. Porém, em estrada e em condições reais de condução, Healey ficou estupefato com o comportamento do carro: a compleição de movimentos, a segurança em manobras de emergência e o conforto a bordo não foram minimamente beliscados com as novas opções técnicas adotadas. Por outro lado, o aumento do espaço interior e a redução de preço em de cerca de 10% face ao anterior modelo foram acolhidos com particular vivacidade.

Parece-nos, pois, que o caminho da Skoda poderá passar por aqui. Sem deixar de contar, contudo, com aquela centelha extra de saber que só os engenheiros de Mladá Boleslav parecem imprimir aos seus produtos. Mas nós vamos mais longe e queremos mesmo acreditar que ao «MissionL» [será o 'L' de limousine?], se seguirão um «MissionC» [de Combi] e outro H de [Hatchback] – este último em jeito de sequela direta do «VisionD». Mission Impossible? Não nos parece... Estamos a falar da Skoda.

Mais informações em:

[foto: Skoda Auto]