quinta-feira, 21 de outubro de 2010

2.7 l/100 Km!

Está a decorrer na República Checa a apresentação à imprensa especializada da nova geração GreenLine que, como divulgado no Salão de Paris, 'varre' agora toda a gama do construtor de Mladá Boleslav. Sabemos que a Skoda trouxe para os ensaios um dos mais reputados especialistas em condução económica - o austríaco Gerhard Plattner - que, aos comandos de uma Fabia Combi GreenLine, fez uma demonstração prática dos exímios predicados desta carrinha Skoda, ao fazer um consumo médio de somente 2.7 l / 100 Km [!]. Em breve voltaremos a este assunto, com mais pormenores sobre este importante evento.

Mais informações em: auto.aktualne.centrum.cz

[foto: Actualné.cz | extraída de: auto.aktualne.centrum.cz]

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Especiarias Indianas

Aparentemente, a recente aquisição de 20% do capital da Suzuki, por parte do Grupo VAG, começa a gerar os seus primeiros frutos. De acordo com a AutoCar, as versões Skoda e VW da New Small Family não deverão chegar à Índia devido à alta tecnologia empregue nestes citadinos e aos custos inerentes à sua incontornável industrialização naquele país, única forma de evitar os elevados impostos aplicados sobre a importação de automóveis no país do Taj Mahal. De outra forma, a concretizar-se, a chegada da New Small Family a território indiano acabaria por fracassar em termos de volume de vendas, já que os preços de venda ao público seriam demasiado próximos dos já praticados nas gamas Fabia e Polo, sendo por isso ineficazes como propostas atraentes para as franjas mais baixas do mercado – o grosso das aspirações da população daquele território. 

Embora negados, para já, pela mais altas instâncias dos construtores envolvidos, os pressupostos da AutoCar indiana fundamentam-se na construção de um VW baseado no Maruti Suzuki A-Star [Alto] e de um Skoda derivado do Maruti Suzuki WagonR, sendo a proposta checa mais dedicada às famílias, assentando em valores típicos da marca como o espaço e o conforto e deixando para o modelo alemão uma vertente mais dinâmica e individualista. Em termos estilísticos, a AutoCar infere que as alterações face às propostas do fabricante japonês sejam relativamente contidas e confinadas a grelhas, pára-choques, ópticas e definições de equipamentos, não só com vista ao controlo de custos inerente aos projectos, como também de forma a garantir-se a introdução dos modelos no mercado até 2012.

Em termos de motorizações as incógnitas são um pouco maiores, mas a utilização de engenhos a gasolina de origem Suzuki não está posta de parte, dada a qualidade dos blocos da série K, cujas virtudes são reconhecidas pelos técnicos europeus. No que concerne a propostas diesel há duas hipóteses em aberto: a utilização do novo 1.2 TDI de 75 CV ou, em alternativa, a montagem sob licença FIAT do 1.3 MultiJet, já presente nos modelos Suzuki – solução mais económica, mesmo pagando as licenças de industrialização ao construtor italiano -, via que, por esta razão, a AutoCar considera mais provável.

Por outro lado, a AutoCar India afiança que estes modelos não deverão chegar à Europa Ocidental, sendo ainda uma incógnita se farão, ou não, parte da oferta dos respectivos construtores nos mercados de Leste e dos demais países asiáticos.

Tentaremos publicar futuros desenvolvimentos sobre esta notícia, visando não só a eventual confirmação destes projectos, como os rigorosos contornos em que os mesmos se farão.

Mais informações em:

[antevisão: AutoCar India / extraída de www.autocarindia.com]

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Volta de Consagração

Com os campeonatos de Pilotos e de Construtores assegurados, a passagem da dupla Juho Hänninen / Mikko Markkula pelo Rali da Escócia podia ter sido feita em ritmo de passeio. Mas, felizmente, não foi isso que aconteceu. A fibra dos campeões impediu outro andamento que não fosse o de uma entusiasmante luta pela vitória e, por isso, pilotos e Fabia S2000 regressaram a casa com mais um ceptro dourado para o seu longo palmarés. Foi o coroar de uma época imaculada para a melhor das equipas do IRC - a Skoda Motorsport.

Mais informações em: www.skoda-auto.cz

[imagem: Skoda Auto]

domingo, 17 de outubro de 2010

Postal Ilustrado [VIII]

Zlín, Checoslováquia. O belo edifício do Teatro Municipal enquadrado por dois magníficos automóveis - um 1000 MB e um Octavia. Mais um postal com a chancela da Orbis, que encontrámos na galeria de Sludgegulper, no FlickRiver.

[postal: Orbis | extraído de www.flickriver.com | da galeria de Sludgegulper]

sábado, 16 de outubro de 2010

Índia


[filme: Skoda India | extraído do YouTube]

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Despesa Pública

Nos dias que correm, não há jornal, noticiário televisivo, transmissão radiofónica, ou sítio informativo que não fale na imperiosa necessidade de se cortar drasticamente na despesa pública. Na política, como no futebol, há opiniões para todos os gostos, - e nestas coisas o semlimites presa-se pelo seu 'supra-partidarismo' -, mas este até acaba por ser um daqueles pontos em que, no plano meramente teórico, parece haver algum consenso entre as diversas forças políticas. Infelizmente, e à boa maneira portuguesa, a dificuldade está, não só na inércia da passagem das palavras aos actos, como no simples entendimento entre aquilo que é fundamental e o acessório. 

Enquanto, por cá, nos embrenhamos em discussões estéreis, da Alemanha chega-nos mais um bom exemplo de como é fácil reduzir os encargos do erário público: na hora de trocar o automóvel oficial do Presidente da Câmara de Essen, aquele município entendeu não substituir o Mercedes-Benz existente por um automóvel da mesma marca, mas antes optar por uma alternativa mais económica. A opção recaiu, naturalmente, sobre um Skoda Superb, que permitiu uma redução do investimento na ordem dos €30.000 só na aquisição, sem que a dignidade e a elegância exigidas fossem minimamente beliscadas. Na manutenção, é expectável que a redução de despesas seja igualmente significativa. É só um exemplo, mas €30.000 em impostos é muito dinheiro num só carro. Dinheiro que faz [muita] falta para suprir as inúmeras urgências dos nossos tempos.

Estamos certos que, para além de estar satisfeito com a redução efectiva da despesa em transportes, o Presidente da Câmara de Essen estará maravilhado com a troca, pois, de facto, o Superb é mesmo muito automóvel por muito menos dinheiro. E por cá, não há ninguém simply clever que queira fazer o mesmo?

Mais informações em: www.derwesten.de

[foto: Der Westen | extraída de www.derwesten.de]  

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Orgulho


Nos nove primeiros meses de 2010, a Škoda em Portugal comercializou 3.343 viaturas ligeiras, mais 86,6% que no período homólogo de 2009, num mercado que cresceu 38,6%. A quota no mercado de ligeiros de passageiros passou de 1,6% para 2,1%.

A Škoda tem registado uma melhoria significativa das vendas, com crescimentos muito superiores ao mercado. No terceiro trimestre, a quota atingida nos veículos de passageiros foi de 2,42%, dado que o aumento do volume de vendas [56,1%] em relação ao ano passado mais que triplicou o que se registou no mercado [16,0%].

Para este êxito da Skoda em Portugal muito contribui a gama Octavia, com um crescimento de 237%.
Estamos orgulhosos!

[foto. Skoda Auto]

«I Like!»

Há muitas formas de angariar clientes. Algumas muito originais. A que hoje lhe apresentamos tem a assinatura da Skoda Bélgica e recorre ao FaceBook para, não só garantir importantes descontos aos participantes nesta inovadora campanha, como utilizar esta rede social para multiplicar o acesso aos meios de comunicação cibernáuticos da marca. Mais uma iniciativa Simply Clever, que trás importantes benefícios  ao importador e, sobretudo, aos clientes.

Mais informações em:

[imagem: Skoda Belgique | extraída de: www.fabia-ilike.de]

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Cada Vez Mais

Em Setembro de 2010 a Skoda Auto bateu o seu próprio recorde de vendas num só mês, em 105 anos de indústria automóvel. Foram 75.790 novos carros coroados com a precisão e a qualidade da Seta Alada.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Skoda Auto] 

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tele-Escola

Não é preciso saber-se alemão para se apreender com facilidade a excelência do trabalho desenvolvido pela Skoda Deutschland. Uma prova disso resulta, por exemplo, da mera visualização das edições 3/2010 e 4/2010 da newsletter «ExtraTour».

Se quiser pode sempre comprar um daqueles livrinhos de auto-ensino - tipo «Alemão Sem Mestre» - para ficar a saber um pouco mais. Contudo, a maior lição, mesmo vivendo-se na infelicidade de não poder descortinar todas as delícias contidas nestas publicações, é facilmente apreensível - a de que a imagem de uma excelente marca não se pode ficar pela mera venda de excelentes automóveis. É preciso [muito] mais. E os pequenos gestos, de que a «ExtraTour» é um exemplo perfeito, contam [mesmo] muito na equação final. Obrigado, Skoda Deutschland, por mais esta lição à distância.

Mais informações em:
www.skoda.de
ExtraTour 03/2010 e 04/2010 

[imagem: Skoda Deutschland | extraída da edição 03/2010 da Extra Tour]

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Postal Ilustrado [ VII ]

Em 1936 já era notória a internacionalização da Skoda.
[postal: Skoda Auto - extraido do sítio http://www.cartype.com/pages ]

domingo, 10 de outubro de 2010

«Which?» [Salão de Paris VI]


[filme: Which? | extraído do YouTube]

sábado, 9 de outubro de 2010

Postal Ilustrado [VI]

Neste postal, editado com a chancela da Orbis, as saudações da 'Motown' da Europa Central vêm ilustradas com imagens de um dos hotéis locais. 

[postal: Orbis | extraído de www.flickriver.com / galeria de: Sludgeguler] 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Moda Checa

A Renault Clio Break e a Skoda Fabia Combi são carrinhas bem conhecidas dos portugueses. Com as mais recentes inovações aplicadas aos pequenos motores a gasolina, ambos os automóveis são propostos com engenhos turbo de baixa cilindrada que combinam prestações muito apreciáveis com consumos inesperados.

Por isso, 'viajámos' até à Alemanha e fomos ver como ambas as propostas se comportaram num frente-a-frente levado a cabo pela Auto Motor und Sport. Para o confronto, a Clio compareceu à chamada no 'figurino' 1.2 TCe de 100 CV, sendo que a Fabia entendeu apresentar-se em 'traje ligeiro', com a versão menos potente do fantástico 1.2 TSI, ou seja na especificação de 86 CV.

Como esperado, a carrinha checa provou ser o automóvel mais equilibrado e consistente, pelo que arrecadou mais um triunfo para o seu infindável palmarés. Tudo fruto das criações checas, desta feita em 'traje' de carrinha compacta. Uma moda para todas as estações.



[foto: Auto Motor und Sport | extraída de: www.auto-motor-und-sport.de]


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Primeira Marca Global do Grupo VAG

«No próximo ano investiremos mais do que nunca em desenvolvimento. Nunca tínhamos tido tantos projectos simultâneos», afiançou Eckhard Scholz, Director do Departamento Técnico da Skoda Auto à Reuters [segundo citação publicada no sítio http://www.ctk.cz/], por ocasião da abertura do Salão de Paris.

Por outro lado, o «Prague Daily Monitor» reporta que Scholz terá dito ainda que a Skoda será considerada a primeira marca global dentro do Grupo VAG e que o crescimento de produção nas suas fábricas estrangeiras terá que corresponder a esse desafio.

Recorde-se que a estratégia de crescimento da marca, prevista no manifesto 'RS', desenvolvido pelo novo Presidente da Skoda Auto - Sr. Winfried Vahland -, estipula a duplicação dos actuais níveis de produção antes do final desta década, o que, atingida a meta, implicará a venda anual de cerca de 1.500.000 automóveis.

Mais informações em:

[foto: Financný Noviny | extraída de: www.financninoviny.cz]

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Trabalho Para Todos

Dando continuidade à sua política de responsabilidade social, a Skoda Auto abriu mais um departamento [o sexto] que acolhe pessoas vítimas de limitações temporárias ou permanentes. Desta feita, avançou-se com um projecto-piloto cuja implementação será feita em cooperação com as ONG's locais. O departamento, que representou um investimento na ordem dos €243.000, dará trabalho a 40 pessoas que, desta forma, usufruem de equipamentos com especificações ergonómicas próprias, minimizando as consequências das suas limitações.

Mais informações em: www.skoda-auto.cz 

[imagem: Skoda Auto]

terça-feira, 5 de outubro de 2010

100 Anos de República



















A República Portuguesa faz 100 anos. A 5 de Outubro de 1910 as cores da monarquia davam lugar aos ideias republicanos. Quando tal aconteceu já a Laurin & Klement tinha 15 anos de existência e fabricava carros há cinco. Entre os modelos que constavam do seu catálogo, à época deste importante acontecimento da nossa história, constava a série G, uma bela gama de automóveis enriquecida com múltiplas variantes de carroçaria e um visual muito elegante. Será que na euforia da transição de regime se viu algum L&K a transitar pelas ruas do país?

[imagem de um Laurin & Klement G4 com carroçaria Phaenton: Skoda Auto]

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Literatura Para o Feriado

Com o feriado do 5 de Outubro aí à porta, deixamos-lhe uma sugestão de 'leitura'. Leitura surge aqui entre aspas porque, para já, o catálogo do Octavia Tour II ainda só está disponível em checo. Ainda assim, não deixa de ser um regalo para a vista.

Mais informações em:

[imagem: Skoda Auto] 

domingo, 3 de outubro de 2010

Água de Colónia [II]


Moçambique, 1971. O Tempo dava destaque ao desporto automóvel e ao Rali do Banco. João Botequilha inscreveu-se com um Skoda de estrada, «completamente normal», mas as qualidades de piloto e máquina permitiam ambicionar por um lugar no top 3. Infelizmente não sabemos como terá corrido a prova e qual terá sido a classificação final do carro da Coral. Uma notícia com o patrocínio da Shell.

"Coral: tudo normal...
O Skoda de João Botequilha encontra-se nas oficinas da Coral, e é Serra que nos dá algumas opiniões acerca do [que] irá ser o Rali do Banco.
«O carro vao completamente normal e se Botequilha chegar ao fim, acho que nunca ficará além dum 3º lugar na geral, pois o João é um bom corredor e o carro está em ordem.»"

[recorte de imprensa: in Tempo, 1971, Moçambique]

sábado, 2 de outubro de 2010

Chegou o Octavia Tour II

























O Octavia da primeira geração terminou a sua longa carreira de sucesso. Foram 14 anos de glória, dos quais os últimos 6 já sob o epíteto «Tour». É um carro que deixa [muitas] saudades. Entretanto, a sua substituição por um modelo integralmente novo está agendada para 2012, sendo que há que preencher o vazio temporal que se abre desde a saída do último Octavia I das linha de produção de Vrchlabi até à entrada no mercado desse tão desejado novo automóvel.

À boa maneira da Skoda, a solução encontrada foi simplesmente inteligente. Utilizou-se a actual geração Octavia na sua compleição pré-facelift, criaram-se níveis de equipamentos adequados ao target «Tour» e recorreu-se a motorizações específicas, tudo medidas que permitem, não só manter a competitividade da gama, como evitar indesejada 'canibalização' interna. 

Equipado com motores 1.4 e 1.6 MPI a gasolina, de 80 e 102 CV, e 2.0 TDI de 110 CV a gasóleo, todas elas cumprindo as normas EU5, o Octavia Tour II propõe muito carro por pouco dinheiro. Estamos por exemplo a falar de uma suspensão traseira multilink, de uma habitabilidade e de uma capacidade de carga absolutamente referências e de um design elegante e intemporal, que o tornam numa proposta arrasadora.

Pelo que foi oficialmente anunciado, o 2.0 TDI não virá para a Europa, sendo que, de igual forma, o 1.4 MPI não chegará aos mercados fora da zona Euro. Por outro lado, o alinhamento comercial previsto para cada país é ainda desconhecido [excepção da República Checa]. Neste sentido, e dadas as idiossincrasias específicas do mercado português, não sabemos ainda se o Tour II chegará ou não ao nosso país.

Dotado de novos espelhos retrovisores [iguais ao do novo Octavia, embora sem pintura] e de uma nova antena, agora mais curta, o Octavia Tour II tem argumentos muito fortes para se impor no mercado. Pena não vir equipado com o 1.6 TDI de 75 CV e/ou de 90 CV para também poder fazer valer os seus trunfos no mercado Europeu de motores diesel.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[foto: Skoda Auto]  

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Multinacional


























O sucessor do Octavia Tour será construído na República Checa, na Rússia e na China. Quem o assegura é Martin Jahn, ex-dirigente do quadro Skoda, segundo divulgação expressa no sítio «Financnino.cz». Jahn terá ainda assegurado que a procura por modelos Skoda na Rússia é tal que a marca está a ter dificuldade em dar resposta às solicitações dos clientes.

Mais informações: www.financnino.cz

[esquisso do Skoda Octavia Green E Line: Skoda Auto]