domingo, 28 de fevereiro de 2010

Papéis Invertidos

Por uma vez, inverteram-se os papéis. Hoje, os 'jornalistas' de serviço fomos nós e, por isso, decidimos levar a cabo um comparativo entre os dois semanários automóveis de referência, abordando-os na perspectiva de quem vais às bancas à procura de informação relativa à Skoda. Estamos a falar, naturalmente, das edições desta semana do AutoFoco [nº 518] e do AutoHoje [nº 1059].

1. Capa
As diferenças entre as edições avaliadas começam logo na capa: o AutoFoco, numa alusão às novidades esperadas para o Salão de Genebra, a que chamou «Quentes e Boas», inclui uma foto do renovado Fabia, coadjuvada pela inscrição «1.2 TDI é reforço». O destaque só não é maior porque esta capa contém uma autêntica catadupa de imagens [fotos de 14(!) automóveis], ainda por cima profusamente enleada em títulos, sub-títulos e outras notas escritas que dificultam bastante a leitura. Já no AutoHoje, onde a hierarquia de títulos é bem mais clara - com o Citröen DS3 a colher honras de destaque -, só uma leitura muito atenta da primeira página permitirá descortinar a palavra Skoda, numa sumida alusão ao Octavia 1.6 TDI, em jeito de rodapé. Em suma, no que concerne ao tratamento colhido pela Skoda nas 'faces' de ambos os semanários, o AutoFoco vence folgadamente ao colher 6 pontos [em 10 possíveis], enquanto o AH não consegue mais do que um pequeno prémio de consolação, ao facturar um ponto.

2. Fabia/Roomster
Tal como na capa, a abordagem ao facelift das gamas Fabia e Roomster colhe abordagens bem distintas por parte dos dois semanários, mas agora os papéis invertem-se. O AutoFoco é mais parco na informação prestada, o que não evita, contudo, a divulgação de três gafes em apenas 4 curtos parágrafos. A saber: é-nos dito que, para além dos 1.2 TSI de 85 e 105 CV, será proposta uma variante atmosférica daquele propulsor com 60 CV; e que a oferta de motores presente no Roomster será exactamente a mesma que equipará o Fabia. Ora, como se sabe, a fábrica de Mladá Boleslav fabrica 2 blocos 1.2 completamente distintos entre si – um de 3 cilindros HTP aspirado com 60 ou 70 CV [versões de 6 e de 12 válvulas] e o novo TSI sobrealimentado, com as referidas derivações de 85 e 105 CV. Ou seja, ao contrário do que é referido, a unidade de 60 CV não é uma derivação atmosférica do bloco de 4 cilindros. Mais, o artigo omite que em ambos os automóveis também será proposta a variante de 12 válvulas do referido motor HTP, unidade que debita 70 CV e que será a 'porta de entrada' na gama Roomster. Quanto à panóplia de motorizações para este pequeno MPV, esta só não será exactamente igual à do Fabia, como é referido pelo AF, pelo simples facto do engenho de 60 CV não estar presente nem na Fabia Combi, nem no Roomster.

Já no AutoHoje, o rigor, a quantidade e, sobretudo, a qualidade da informação prestada é bem superior à do AutoFoco, com a particularidade de serem avançadas importantes notas de como e quando o facelift será acolhido em Portugal, especificando, por exemplo, o lote de motorizações a comercializar no nosso país, já a partir de Maio. Ou seja, neste capítulo o AH esmaga o seu rival de ocasião, prestando um jornalismo profissional que contrasta com um artigo algo atabalhoado do AutoFoco. Tivesse sido dado um maior destaque gráfico a este tema e o AutoHoje colheria até a pontuação máxima disponível. Ainda assim, soma 9 pontos neste capítulo, que contrastam com os 2 atribuídos ao AutoFoco pela mediocridade das informações avançadas.

3. Superb Break
Nesta semana, só o AutoFoco dedica algum espaço à carrinha Superb que acaba de chegar a Portugal. O artigo, embora sucinto, avança com dados relativos às dimensões gerais da carroçaria e capacidade da bagageira, listagem dos principais itens opcionais de equipamento, preços ´de entrada´ para as diversas motorizações e alguns dados sobre transmissões. Apesar da pequena foto e da ´caixa' de reduzidas dimensões, o AutoFoco faz bem por merecer 8 pontos, enquanto o AutoHoje é penalizado por omissão e não colhe nenhum.

4. Octavia 1.6 TDI
Depois da pesada derrota sofrida no capítulo anterior, o AutoHoje contrapõe com forte trunfo, ao chamar o Octavia 1.6 TDI para um embate face ao Chevrolet Cruise e ao novo Renault Fluence. São 6 páginas repletas de informações escritas, gráficos e fotografias, que ilustram detalhadamente um comparativo denominado «O que é racional é bom». Pela extensão do trabalho, este capítulo requer, naturalmente, uma pontuação distinta dos demais, com a escala de aferições a subir até aos 15 pontos. Deste modo e pela qualidade do artigo, o AH colhe mais 14 preciosos pontos, que só não alcançam o topo do 'barómetro' dada a insistência de Ricardo Carvalho na tónica da racionalidade dos modelos em contenda – característica que sendo totalmente legítima, e até evidente -, pode parecer inibitória de uma abordagem mais emocional a estes automóveis por parte de eventuais clientes, coisa que, pelo menos no caso do Octavia, e tendo em conta o segmento em que se insere, nos parece evidente. Por seu turno, o AutoFoco, depois do fôlego granjeado no capítulo anterior, não arrecada qualquer ponto, por não apresentar quaisquer testes ou comparartivos que incluam automóveis da marca da Seta Alada.

5. Tabela de Preços
Inerente a qualquer revista de automóveis, a tabela de preços tem, naturalmente, menos relevância que uma notícia, um teste ou um comparativo. Por isso, neste capítulo, a escala encolhe até aos 5 pontos. Mais uma vez, a postura dos dois semanários acaba por ser diferente entre si. As tabelas de preços de ambos são pouco pormenorizadas, mas a do AutoFoco inclui dois itens omissos no AH - o 'número de portas' e 'a aceleração dos 0-100 Km/h'. Porém, a publicação da Motorpress contrapõe com um ranking atribuído a cada modelo pelo próprio jornal, o qual inclui a «Escolha AutoHoje». A iniciativa é muito interessante mas, no caso particular da Skoda, revela-se muito pouco precisa. Um exemplo gritante é o da pontução atribuída ao Yeti, que em nenhuma versão ultrapassa as 3 estrelas, contrariando as muito boas impressões colhidas pelos próprios jornalistas da casa, nos testes que já realizaram ao SUV checo, situação no mínimo incoerente. Duas notas finais: o AF indica o preço de 57 modelos Skoda, ficando-se o AH por 33, mas em contrapartida, o AutoHoje oferece um grafismo mais 'limpo' que facilita bastante a leitura. Disto isto, o AutoFoco vence o capítulo, sobretudo graças ao deslize do AutoHoje no seu original mas pouco preciso ranking. Em suma: 4-2 para o AF.

6. Economia e Valor
O preço de capa é favorável ao AutoFoco em €0.20. Mas a verdade é que a edição desta semana do AutoHoje dá-lhe muito mais material relativo à Skoda e oferece-lhe um jornalismo mais rigoroso e agradável de ler, pese embora o deslize na tabela de preços. Cumulativamente, ainda lhe oferece um semanário com mais páginas e uma capa em papel mais espesso e de melhor qualidade. Ou seja, a vantagem do preço do AF desvanece-se face ao imbatível value for money do AutoHoje, que vence 9-5.

7. Veredicto
Contas feitas, o AutoFoco vence nos capítulos da 'Capa', 'Superb Break' e 'Tabela de Preços', mas o AutoHoje impõe-se no temas 'Facelift Fabia/Roomster', 'Octavia 1.6 TDI' e 'Economia e Valor', que acabam por colher peso bem superior na avaliação final. Ou seja, o AH vence por 35-25. Pelo exposto, a escolha do semlimites para a compra do semanário automóvel desta semana vai para o AutoHoje, que se revelou um produto mais completo e equilibrado.

E agora invertam-se de novo os papéis que, novamente na qualidade de leitores, queremos saber quem será capaz de nos proporcionar o melhor teste à Superb Combi. Já na próxima semana, de preferência...

[foto: joão]

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Seis Rodas

Animado pelo número de vendas a subir, o importador Skoda em Portugal, SIVA, lançou o Fabia Agora com Seis Rodas. Uma série especial Skoda Fabia Bike Tour.

Desde 11.900 euros, o Skoda Fabia Bike Tour oferece uma bicicleta, limitada a 100 unidades.

Com argumentos de peso como motorizações económicas, ar condicionado Climatronic, seis Airbags, EDS, ABS, ESP, ASR, rádio com ligação MP3, fecho centralizado e a maior bagageira do seu segmento (versão Break até 1.460 litros) o Fabia está agora mais do que nunca, radical e próprio para entusiastas que gostam de praticar actividades ao ar livre.

Mais informações em:

[foto: Skoda Auto]

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mais Um

Na edição desta semana da revista Autohoje [25 de Fevereiro de 2010, nº 1059] é publicado um comparativo entre o Chevrolet Cruze 2.0 VCDI LT, o Renault Fluence 1.5 DCI Exclusive e o Skoda Octavia 1.6 TDI Elegance Pack.

Seria de estranhar se disséssemos que o Octavia não venceu. Mais uma vez o Skoda Octavia impôs-se, com diferença de 7 pontos em relação ao Renault, levando vantagem de 13 pontos face ao Chevrolet. Em todas as categorias, como Carroçaria, Habitáculo e Economia, venceu, empatando na Dinâmica com os outros dois modelos.

«A imagem mais sóbria, esconde um automóvel repleto de predicados. O motor 1.6 TDI encaixa na perfeição e proporciona andamentos vivos e consumos reduzidos. Por menos dinheiro será quase impossível usufruir de um carro tão equilibrado», escreve Ricardo Carvalho no Veredicto Final.

Skoda Octavia sempre foi e será um automóvel campeão.

Mais informações em:
edição impressa do semanário AutoHoje nº 1059, já nas bancas

[foto: adriano]

Provas de Contacto

Há coisas que são difíceis de explicar por palavras – nesses casos uma imagem pode ser bem mais preciosa do que milhares de caracteres. A fotografia é, neste contexto, uma arma poderosa. Um conceito bem definido, um enquadramento estudado, uma utilização criteriosa da luz e a manipulação da técnica como meio para atingir um fim [e não como um fim em si mesmo], permitem mostrar ou ocultar muita coisa.

As primeiras 5 imagens que a Skoda revelou dos novos Fabia/Roomster [uma imagem de conjunto, uma foto de cada variante de carroçaria e um desenho técnico] são um exemplo claro disto mesmo – mostram-nos inequivocamente o facelift operado neste automóveis sem, efectivamente, nos mostrarem tudo aquilo que há para ver. Mesmo esquecendo por agora as traseiras dos automóveis, tema que, provavelmente, só descortinaremos na próxima 3ª feira.

O posicionamento baixo das câmaras, os enquadramentos escolhidos, a iluminação rigorosa e o posterior tratamento digital das fotografias, permitiu materializar em imagens dois conceitos muito precisos:
- enfatizar a maior horizontalidade da nova proposta, que se traduz na percepção de que os automóveis são agora mais baixos e largos do que anteriormente;
- ocultar, para já [reservando a 'cereja no topo do bolo' para o Salão de Genebra], uma das mais interessantes características do facelift – o aspecto mais tridimensional e musculado do conjunto 'faróis, pára-choques e grelha'. Uma prova concreta do que pretendemos aqui demonstrar poderá ser observada nos desenhos que ilustram este post. Repare na diferença das linhas inferiores dos pára-choques da versão original [Roomster, imagem de cima] e da nova [Fabia, desenho de baixo]. Os traços a encarnado evidenciam bem o cariz mais arredondado da frente original, em claro contraponto com as superfícies facetadas que caracterizam a nova proposta.

Por isso, quando ouvir ou ler que as alterações estéticas preparadas pela Skoda para os novos Fabia e Roomster são ténues, desconfie. Se há coisa que torna um facelift caro são as alterações dos painéis em aço da carroçaria que, ao contrário do que sucede com os pára-choques de plástico, implicam avultados custos em maquinaria e peças específicas para a sua estampagem. Nesta operação que a Skoda preparou para os seus modelos de entrada, deu-se ao luxo de alterar o capot dos novos automóveis, o que é uma opção cara. Sabendo-se que ninguém gosta de gastar dinheiro mal gasto, e sendo a Skoda uma marca que prima pela criteriosa gestão dos seus recursos, não iria desperdiçar capital precioso numa operação cujos resultados pudessem ser pouco expressivos ou mesmo imperceptíveis. Por isso, quando na próxima semana se abrirem as luzes do Salão, não se admire se, de repente, achar o Fabia e o Roomster com feições bem mais tonificadas do que estava à espera. É que até agora a Skoda só lhe mostrou aquilo que lhe quis mostrar, sem contudo lhe ocultar [quase] nada. Até para a semana...

[fotos originais: Skoda Auto | edição: semlimites]

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Se Gosta de Luxo, Isto É Consigo















Se está em pulgas para comprar uma Superb Combi mas não sabe por que nível de equipamento deverá optar, nós damos-lhe uma ajuda. Assim, quando chegar ao seu Concessionário Skoda leva já a lição bem estudada e vai ser mais rápido fechar negócio. Se não é dado a luxos, lamentamos imenso mas terá que procurar... na concorrência.

Comfort
. Airbags frontais para condutor e passageiro da frente
. Airbags laterais dianteiros e traseiros
. Airbag de joelhos para o condutor
. Interruptor de desactivação dos airbags do passageiro da frente
. ABS + ESP, incluindo ASR, MSR, EDS e HBA
. Volante com regulação em altura e em profundidade
. Porta-garrafas nos painéis das portas dianteiras e traseiras
. Termómetro de temperatura exterior
. Função “coming home
. Auto-rádio “Swing” com leitor de CD e MP3
. Apoio de braço dianteiro
. Apoio de braço central traseiro
. Ar condicionado “Climatic” com regulação automática
. Barras de tejadilho longitudinais pretas
. Fecho central de portas
. Vidros eléctricos frente / trás
. Banco do condutor e do passageiro com regulação em altura
. Vidros escurecidos
. Espelhos retrovisores eléctricos
. Faróis de nevoeiro
. Jantes em liga “Spectrum” de 7J x16''
. Gaveta de arrumação debaixo dos bancos dianteiros

Ambition
[inclui os equipamentos constantes da versão Confort, excepto jantes de liga leve específicas daquela variante]

. Faróis de nevoeiro com função 'curva'
. Espelhos retrovisores eléctricos e aquecidos
. Monitorização da pressão dos pneus
. “Cruise control
. Pacote em pele
. Sensores de parqueamento atrás
. Sensor de chuva
. Ar condicionado automático duas zonas “Climatronic
. Barras de tejadilho longitudinais anodizadas
. “Hill Hold
. Computador de bordo Maxi Dot
. Apoio de braço dianteiro - Jumbo Box
. Apoio de braço central traseiro com compartimento de arrumação
. Volante multifunções em couro de 4 raios com comandos de rádio
. Jante em liga “Moon” de 16”

Elegance
[inclui os equipamentos constantes das versões Confort e Ambition, excepto jantes de liga leve específicas daquelas variantes]

. Bancos dianteiros com regulação eléctrica e memória no condutor
. Esguichos aquecidos
. Estofos em couro
. Faróis Bi-Xénon com AFS
. Jante em liga “Trifid” de 17”
. Lava-faróis integrado
. Pré-instalação de telefone com Bluetooth
. Espelhos retrovisores eléctricos, aquecidos e com memória
. Sensores de parqueamento frente / trás
. Volante multifunções em couro de 4 raios com comandos de rádio e telefone
. Auto-rádio “Bolero” com leitor de 6 CD e MP3

Porém, se é insatisfeito por natureza ou um amante da personalização, saiba que a marca da Seta Alada criou ainda uma extensa gama de acessórios originais, capazes de transformar a sua nova carrinha no supra-sumo do conforto, da funcionalidade e da exclusividade. Para tal, basta fazer o download do catálogo de acessórios [aqui] e começar já a escolher os 'mimos' com que vai brindar o seu novo oásis rolante.









Mais informações em: www.skoda.pt

[fotos: Skoda Auto]

A Democratização do Luxo












A SIVA já iniciou as actividades de lançamento oficial da novíssima Superb Combi em Portugal, ao endereçar à imprensa especializada um pacote digital com informações diversas, características técnicas e preços da carrinha topo-de-gama da marca da Seta Alada. Para primeira abordagem a este press release, deixamos-lhe a tabela de preços nacional. Ora veja:

1.4 TSI . 125 CV . [gasolina]
Confort . €29.411,24 | Ambition . €30.411,87 | Elegance . €35.411,55

1.8 TSI . 160 CV . [gasolina]
Confort . €32.411,65 | Ambition . €33.411,58 | Elegance . €38.425,05

1.8 TSI 4x4 . 160 CV . [gasolina]
Ambition . €36.011,65 | Elegance . €41.011,33

1.8 TSI DSG . 160 CV . [gasolina]
Ambition . €37.2611,28 | Elegance . €42.260,96

1.9 TDI . 105 CV . [gasóleo]
Confort . €30.412,30 | Ambition . €31.412,24 | Elegance . €36.411,92

2.0 TDI . 140 CV . [gasóleo]
Confort . €35.411,26 | Ambition . €36.411,20 | Elegance . €41.410,88

Mais informações em: www.skoda.pt

[foto: Skoda Auto]

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ver Para Além de Olhar















«O facelift agora operado nas gamas Fabia e Roomster trás consigo alterações bem mais profundas no alinhamento de ambos os modelos do que aparentemente possa parecer. Para além do refrescar estilístico dos automóveis e de novas dotações em termos de equipamento, incorporará uma linha de motorizações totalmente remodelada, com novos patamares de eficiência, prestações mais apuradas, consumos inferiores e níveis de emissões muito reduzidas.

Para Portugal, os novos 1.2 TSI e 1.2 TDI serão certamente, pela natureza do nosso mercado, verdadeiras pontas de lança comerciais. Sobretudo quando chegar a cambiante GreenLine, com 'start and stop' e sistema de regeneração de energia, cujo consumo médio ficará, certamente, abaixo dos 4l/100Km.Cumulativamente, as novas versões Scout [provavelmente também com um derivação 'hatchback'] e RS 1.4 TSI, trarão ainda mais atractividade à gama, dotando-a de modelos de maior exclusividade e prestígio.

Ainda não há grande novidades oficiais sobre outros desenvolvimentos tecnológicos a incorporar nos facelifts, porém, mesmo que o actual chassis se mantenha inalterado, convém lembrar que este tem um comportamento exemplar, como o comprovou, para dar apenas um exemplo, a vitória no «Master-Test Internacional» do ano passado.

Por tudo isto, há muitas razões para acreditar que os novos Fabia e Roomster são muito mais do que uma mera operação plástica para rejuvenescimento das respectivas gamas – são, decididamente, o natural amadurecimento de produtos bem nascidos e que agora ganham novo alento. Assim colham em Portugal o excelente sucesso que têm tido lá fora – como tem acontecido na Alemanha, no Reino Unido, ou na Áustria, para nomear apenas alguns mercados onde a exigência é grande.»

semlimites, in fórum AutoHoje, 23 de Fevereiro de 2010

Mais informações em: www.autohoje.com

[foto original: Skoda Auto | extraída de www.auto.cz | editada por semlimites]

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Comparação Directa















A alemã «Autokiste» publicou uma imagem onde compara o Fabia II nas variantes 'pré' e 'pós' facelift. Tratando-se de fotografias a cores, em que as cambiantes cromáticas de cada automóvel são muito influentes na apreciação final, o semlimites converteu a imagem para preto e branco, de modo a facilitar a respectiva interpretação. São consideráveis as diferenças implementadas, a começar no novo capot e a terminar no deflector inferior. Descubra-as todas.

Mais informações em: www.autokiste.de

[fotografia original: www.autokiste.de / edição da imagem: semlimites]

Novas Faces












Poucas são, até ao momento, as imagens e informações disponíveis sobre as renovadas gamas Fabia e Roomster. Contudo, as primeiras fotos das dianteiras dos modelos já estão disponíveis para uma primeira apreciação. Deleite-se.

Mais informações em:
www.skoda-auto.com
www.auto.cz

[fotos: Skoda Auto / extraídas de www.auto.cz]














Alinhamento
















Aqui está o alinhamento oficial de motorizações disponíveis nos Fabia e Roomster 2010:

• 1.2 HTP/44 kW [60 CV]*
• 1.2 12V HTP/51 kW [70 CV]
• 1.4 16V/63 kW [86 CV]
• 1.2 TSI/63 kW [86 CV] - NOVO
• 1.2 TSI/77 kW [105 CV] - NOVO
• 1.6 16V/77 kW [105 CV]
• 1.6 16V/77 kW [105 CV] (A)**

• 1.2 TDI CR DPF/55 kW [75 CV] - NOVO
• 1.6 TDI CR DPF/66 kW [90 CV] - NOVO
• 1.6 TDI CR DPF/77 kW [105 CV] - NOVO

*apenas disponível no Fabia
** com caixa automática

Mais informações em:
www.skoda-auto.com
www.auto.cz

[imagem: Skoda Auto / extraída de www.auto.cz]

Já Está!






Já voltamos com mais informações. Até já!

[foto: Skoda Auto]

Dia D... com Data [Mais ou Menos] Marcada














Segundo informações veiculadas pelo «Denik», um colaborador da Škoda Auto [que terá pedido para que a sua identidade não fosse revelada], confirmou muitas das novidades que já aqui revelámos, a propósito do facelift do Fabia: «Muda muita coisa, em essência. O carro tem uma grelha maior, pára-choques com forma ligeiramente alterada e novo grafismo dos faróis traseiros. Serão ainda introduzidas alterações no interior e no menú de motorizações».

Porém, e ainda mais importante do que esta confirmação, é o facto de, segundo aquele órgão de comunicação social, um porta-voz da fábrica ter já confirmado que «na terça-feira» serão reveladas as primeiras fotografias e informações oficiais relativos a este assunto. Como a notícia foi publicada ontem, não é claro se o 'Dia D' será já hoje ou para a próxima semana. Seja como for, há razões redobradas para ficar atento ao semlimites.

Mais informações em: www.denik.cz

[foto: Auto iDNEZ.cz / extraída de http://www.auto.idnez.cz/]

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nem só de Neve se Veste o Yeti















Um Skoda este fim-de-semana na Serra da Estrela. Uma fotografia para mais tarde recordar.
Que Skoda será?

[foto: adriano]

«I Like You»


[filme: Viamar S.A. / extraído do YouTube]

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Fábrica de Esperança












O atraso generalizado e a pobreza sofrida em que o Iraque está mergulhado há décadas, muito agravados pelas duríssimas sequelas da guerra e dos actos terroristas, deixaram o país em farrapos. Porém, mesmo neste cenário desolador, onde impera o desespero e a agonia, ainda há quem consiga ver sinais de esperança. Mesmo que, para a esmagadora maioria das pessoas, o regresso da paz e da ’normalidade’ possam ter contornos de inalcançável utopia.

Neste contexto, a Skoda, perita em fazer de situações de dificuldade excelentes oportunidades de negócio e de progresso, já está no terreno a preparar um futuro que se quer muito mais risonho e presenteiro. No passado dia 10, a Agência de Notícias do Curdistão anunciou que, desde 2003, o fabricante checo tem manifestado interesse em construir uma fábrica em Erbil, sendo que agora parecem estar reunidas as condições para que o projecto avance definitivamente, dando um novo impulso à região.

Mas há mais. Segundo a «Auto.cz», e com vista à renovação do muitíssimo desgastado mercado de táxis do país, a Skoda assinou um contrato no valor de 570 milhões de coroas checas com as autoridades locais, para a entrega de 2000 novos automóveis de praça, sendo que os primeiros 500 já estarão a caminho do Iraque.

Skoda - simplesmente visionária!

Mais informações em:

[foto: robokubo / extraída de www.flickr.com]

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um Século de Emoções

Quando a Skoda Auto comemorou 100 anos de produção automóvel, lançou um belíssimo filme publicitário para assinalar a efeméride. Recordamos hoje a brilhante 'película' de homenagem a um século pleno de emoções.

[filme: Skoda Auto / extraído do YouTube]

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Estrela do Fim-de-Semana

O desafio estava lançado. Um fim-de-semana com o Skoda Yeti. Claro que aceitei. A minha mulher não me perdoaria, fã que é do Yeti.
Pela manhã bem cedo partimos para mais um jogo de futebol do João. O João ganhou 7-2 e o Yeti ganhou mais admiradores. Adjectivado de lindo, giro, cool, fantástico, o Yeti foi a estrela da manhã.

Estacionado à porta de casa, o Yeti continuou a fazer sucesso, agora  entre os vizinhos. Mesmo com um Superb até da mesma cor lado a lado, o Yeti não dava hipóteses. E mesmo aqueles que passavam de carro, abrandavam ou paravam. É o Yeti, pois é, é lindo.
Como o sol resolveu aparecer, o Yeti não podia ficar parado. Com o tecto de abrir panorâmico aberto, a hora do café convidava a um passeio pela praia. Conforto ao quadrado, segurança a triplicar, robustez ao cubo e elegância a multiplicar, o Yeti continuava a sua saga, o de obrigar os outros condutores a olharem e a abrandarem.


Sem pic-nic na bagageira (não é que não seja grande), o Yeti saiu de estrada para se camuflar. Só no fim é que nos lembrámos que este Yeti não era o 4x4. Subimos, descemos, andámos na lama, por buracos e crateras e o Yeti nunca se queixou. Só achámos prudente não atravessar um pequeno rio, mas já nos arrependemos.









Os rebentos João e Filipe gritavam a bons pulmões para o pai comprar o Yeti. Estavam divertidos, o que nos levou a pensar que o Yeti também pode ser um carro para a família. Aliás, o Yeti é milagroso porque tanto fica bem num jovem, como num casal, como num 'cota' bem de vida e que gosta de aventura.



A tarde estava achegar ao fim. Fomos com um grupo de amigos a um jantar do Dia dos Namorados. O Yeti destronou corações.


Uma da manhã. Estacionámos o Yeti. Grande prenda que era para o Dia dos Namorados, pensei eu. «Quero este carro», disse a minha mulher. Disse-lhe, «bolas, mas o teu carro é um Superb dos novos». «Mas o Yeti é um Yeti», disse ela.
E é isso, o Yeti vai ser um mito. É único.
O semlimites foi convidado  por João Santos, gestor de marca da Caetano Urban, em Aveiro, a testar o Skoda Yeti.

[fotos: adriano]

Rei e Senhor
















Em Portugal as motorizações a gasolina têm perdido terreno para as opções diesel – sobretudo em cilindradas médias e superiores -, o que não quer dizer que os motores Otto se tenham esvaído de atractividade. Antes pelo contrário – basta pensarmos, por exemplo, na revolução que são os novos motores TSI, oferecendo baixos custos de aquisição e de utilização, mas também uma enorme genica e muito prazer de condução. Neste sentido é provável que, a curto trecho, se venha a restabelecer novo equilíbrio entre as vendas de carros a gasolina e a gasóleo em território nacional.

Noutros países, onde a tecnologia diesel é bastante penalizada em impostos devido a questões de natureza ambiental, a compra de automóveis a gasóleo só se torna rentável para quem faz muitos [mas mesmo muitos] kilómetros por ano, sendo que as opções a gasolina se tornam quase obrigatórias para a maioria das pessoas que não utilizam o carro para efeitos profissionais. É sobretudo para estes países que se destina uma panóplia variada de engenhos a gasolina, alguns dos quais quase desconhecidos da realidade nacional. É precisamente sobre um destes casos 'raros' [entre nós, naturalmente] que lhe falamos hoje. Na Alemanha, enquanto o Roomster aguarda pelo facelift programado para o Salão de Genebra [que lhe dará renovado fôlego estético e tecnológico], o robusto e incansável motor 1.6 16V de 105 CV acaba de ser chamado para fazer as honras da casa num frente-a-frente patrocinado pela Auto Zeitung, no qual o MPV checo foi posto à prova perante a recém chegada concorrência. Estamos a falar do Citröen C3 Picasso, do Kia Venga e do Nissan Cube.

O automóvel checo, como é aliás apanágio de todas as criações de Mladá Boleslav, impôs-se de forma categórica perante uma concorrência cada vez mais aguerrida, mesmo sendo o mais antigo do lote. «O prático Skoda Roomster é a referência nos mini MPV's e termina em primeiro lugar» - lê-se na conclusão do artigo publicado no sítio Auto Zeitung [ver aqui]. Agora imagine se o Roomster já tivesse sido alvo do facelift a revelar em Março e se já estivesse equipado com o bombástico 1.2 TSI. Se agora já é 'rei e senhor', nessas condições teria sido, no mínimo... esmagador!

Mais informações em: www.autozeitung.de

[foto: Auto Zeitung / extraída de http://www.autozeitung.de/]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Gargalhada Estridente













Quando, no final dos anos 90, o então Presidente do Grupo VAG – Ferdinand Piech – estabeleceu construtores de referência para as suas quatro marcas de grande volume, suou bem alto o ecoar das gargalhadas dadas por uma boa parte do sector automóvel. Para a VW o objectivo implicava uma escalada até aos píncaros da Mercedes-Benz; para a Audi, a BMW passava a estar na mira dos colaboradores de Ingolstadt; para a SEAT, o cariz desportivo da Alfa Romeo seria a nova bitola de Barcelona e para a Skoda, só haveria satisfação quando se atingissem os patamares qualitativos da Volvo. Se, à época, o objectivo estabelecido para as outras 3 marcas não era de fácil concretização, os desígnios propostos para a Skoda pareciam pura megalomania. Note-se porém que o objectivo não passava por tornar o orgulho de Mladá Boleslav num construtor premium, mas antes torná-lo apetecível para os tradicionais clientes Volvo, o que implicava uma profunda alteração da imagem de marca e um upgrade qualitativo muito assinalável.

Pelo caminho, a imprensa estrangeira, sempre mais aberta que a nossa, ousou ensaiar diversos 'frente-a-frente' entre o respeitado construtor sueco e a desafiante Skoda, renascida dos escombros. E para espanto de muitos, as vitórias da Seta Alada foram-se sucedendo, umas atrás das outras, com o Octavia a fazer muita mossa por essa Europa fora, aos rivais S/V40 e S/V50. Só anos mais tarde houve coragem para esse género de testes no nosso país, mas os resultados acabaram por ser idênticos, comprovando que algo de muito sério estava em curso na fábrica de Mladá Boleslav.

Agora, em Inglaterra, através da AutoCar [ver aqui], deu-se mais um passo em frente, ao opor a Superb Combi à reputada V70. Já não se trata de desafiar os modelos de entrada daquela marca premium, mas antes de combater a gama 'cerne' da marca sueca. E da forma esmagadora como a Superb se impôs, certamente que quem agora dá gargalhadas estridentes, que ecoam bem alto nas cabeças mais empedernidas, é mesmo o genial Ferdinand Piech, a quem se deve muito do que tem vindo a ser conquistado pela marca checa...
 
Mais informações em: www.autocar.co.uk
 
[foto: AutoCar / extraída de www.autocar.co.uk]

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um Cheirinho A Futuro














De acordo com a edição online da alemã Auto Motor und Sport, a Skoda estará já a trabalhar intensivamente no desenvolvimento da próxima geração Octavia que, segundo esta publicação, deverá ser oficialmente apresentada ao público no Salão de Frankfurt de 2013. Juntamente com este anúncio, a 'AMuS' revela um primeiro conjunto de imagens geradas em computador do que poderá vir a ser o familiar checo, recorrendo para tal aos serviços do competente Christian Schulte – um experiente designer especializado em 'futurologia' automóvel.















A notícia avança ainda com algumas notas técnicas importantes, referindo-se, por exemplo, à utilização da plataforma da 7ª geração do Volkswagen Golf, à selecção de motorizações TSI e TDI de baixa cilindrada - com as versões GreenLine a emitirem menos de 100 g de CO2 por Km -, à inclusão de tecnologia LED em faróis e farolins, à dotação de sistemas de regeneração de energia e start and stop e à massificação de dispositivos electrónicos, entre os quais figurarão o Cruise Control adaptativo e o estacionamento assistido, para além da incorporação de muitas novidades ao nível da segurança e do desempenho ambiental. A utilização da nova plataforma traduzir-se-á ainda num aumento significativo do espaço do habitáculo, já que as vias crescerão 6 cm e a distância entre eixos dilatar-se-á cerca de 4.















Em termos de derivações, está garantido o futuro das gamas Scout e RS, sendo contudo pouco provável que os muito desejados Coupé e Cabriolet passem do papel para os stands. Perguntamos nós, uma vez que o artigo é omisso nesta questão, se haverá espaço para a tão desejada variante hatchback – concorrente directa de automóveis com grande expressão comercial na Europa, como é o caso do VW Golf, do Opel Astra, do Renault Megane ou do Peugeot 308, para nomear apenas alguns. O tempo o dirá, mas para já fiquemos com este primeiro 'cheirinho a futuro'.


[imagens: Christian Schulte / Auto Motor und Sport]

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Entrada Com Chave de Ouro















Este fim-de-semana realizou-se a jornada inaugural do Campeonato do Mundo de Ralis [temporada de 2010], nas categorias WRC, S-WRC e P-WRC. A Skoda, presente com o fantástico Fabia S2000 no troféu S-WRC, saiu da Suécia com mais um 'topo de pódio', ao vencer a prova através do piloto Per-Gunnar Andersson. Foi uma verdadeira entrada com chave de ouro.

Mais informações em: http://www.wrc.com/

[foto: WRC / extraída de http://www.wrc.com/]