quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Retalhos de Um Fabuloso Documentário







[filmes: YoungFilm / extraídos do YouTube]

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comercial Apurado

O Skoda Praktik, comercial ligeiro baseado no Roomster, foi apanhado em testes, incorporando já as alterações previstas para o facelift a lançar no próximo ano. Publicada no sítio AutoScoop, esta imagem retrata bem a frente refrescada do automóvel, bem como uma traseira inalterada, de onde se destaca, como novidade, a nova antena do tipo barbatana de tubarão. Aos pouco começa-se a construir o puzzle...

Mais informações em: www.autoscoop.eu
[imagem extraída do sítio AutoScoop / www.autoscoop.eu]

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Objectivo: 1.000.000

Só agora a crise económica começa a dar os primeiros sinais de querer abrandar. Porém, a Skoda está já em grande aceleração, a preparar o futuro. Em entrevista à austríaca OÖ Nachrichten, o Sr. Reinhard Jung - Presidente da Skoda Auto - estabeleceu como objectivo para 2015 a venda de 1.000.000 de automóveis da Seta Alada, só nesse ano. E se não fosse a crise, essa meta seria já alcançada em 2010 ou 2011, afirmou. Porque a Skoda não descansa à sombra dos louros.

Mais informações em: www.nachrichten.at

[foto: Skoda Auto]

domingo, 25 de outubro de 2009

Amarelo

O casal Rodrigues decidiu comprar uma Octavia Combi. Já passaram uns anos e o grau de satisfação é enorme. Por isso Carla Rodrigues achou que estava na hora de trocar o seu Renault Clio por um Fabia.

Foi o que fez ontem. Satisfeita e vaidosa, saiu do concessionário Skoda ao volante de um Fabia. Até aqui tudo é normalíssimo. Quantos clientes não saiem por dia dos concessionários Skoda vaidosos com o seu Skoda novo?

Mas Carla quis ser diferente. Escolheu o amarelo para o seu Fabia. Achou que ficaria bem e ontem estava orgulhosa da sua escolha.

O Fabia amarelo é lindo. E neste cinzentismo que é o nosso parque automóvel, a Carla vai dar mais alegria às nossas estradas, pelo amarelo e pela Skoda. Parabéns Carla!

No Salão de Genebra de 2010 a Skoda vai lançar a versão RS do Fabia. Com um motor 1.4 TSI de 180 cavalos, atingirá os 225 km/h e em 7 segundos chega aos 100Km/h. Em amarelo também deve ficar bem!

[foto: adriano]

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Made in Росси́я

A indústria automóvel tem sofrido um pesado revés com a crise económica e até mesmo o emergente e promissor mercado russo não escapou ao desaire da vertiginosa quebra de vendas. Ainda assim, a Škoda conseguiu conquistar mais 2.5% de quota daquele mercado, o que é um feito muito significativo.

E embora o cenário ainda seja tumultuoso, a marca checa já prepara a retoma na fábrica de Kaluga. Para tal, iniciou o fabrico de automóveis na unidade russa - já que até aqui a fábrica partilhada com a Volkswagen só procedia à montagem de veículos. O primeiro automóvel made in Russia é um Octavia, mas o quartel-general de Mladá Boleslav assegura que, em breve, será a vez de estender as operações de produção integral a outros modelos da gama, incluindo o Yeti e o Superb.

Porque, apesar da crise, o sucesso da Škoda não pode parar.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto]

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Veículo de Cultura

A Škoda, através da SIVA, volta a patrocinar o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que celebra este ano o seu 20º aniversário. Com um cartaz recheado de pontos de interesse, o certame será abrilhantado pela chancela da Seta Alada, onde haverá espaço para os mais novos pintarem o seu Škoda, ou participarem numa acção de ‘face painting’, enquanto os adultos poderão admirar uma belíssima Fabia Break GreenLine, que ficará permanentemente em exposição junto ao Fórum Luís de Camões, na Brandoa, onde ficará instalado o núcleo central da exposição. A organização do evento contará ainda com 4 modelos da marca de Mladá Boleslav, já que a Škoda será a marca das viaturas oficiais do certame.

Deixe-se seduzir pelo imaginário da banda desenhada e visite o FIBDA 2009. Olhe que vale a pena, pela cultura e pela Škoda. Entre 23 de Outubro e 8 de Novembro.

Mais informações em:
www.skoda.pt
www.amadorabd.com


[imagem: SIVA]

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Um Vício Feliz

Disputou-se no fim-de-semana passado o Rali da Boémia. Tratando-se de um evento que mobiliza sempre muitos adeptos dos desportos motorizados checos, a Skoda não podia deixar de responder ao desafio e envolveu a sua estrutura oficial na prova. Paralelamente, participaram equipas privadas que também correm sob os auspícios da Seta Alada. Resultado: um pódio exclusivamente preenchido por pilotos do Fabia S2000, com Juho Hänninen e Mikko Markkula no topo, Jan Kopecky e Petr Stáry de prata e Andreas Mikkelsen e Ola Floenem, ao serviço da equipa italiana Fabia MRT, a colherem o bronze.
Porque para o Skoda Fabia S2000 as vitórias são um vício.

Mais informações em: www.skoda-auto.cz

[imagem: Skoda Auto]

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Primeira Vez?

Todos nós sabemos que é necessário saber ler a publicidade. Apela aos nossos sentidos e quase sempre é manipuladora. Não vem nenhum mal ao mundo se a soubermos interpretar.

Ao ver o spot publicitário da BMW ao Série 5 GT, lê-se «Quando foi a última vez que experimentou algo pela primeira vez?» e depois refere-se ao «sistema inteligente de abertura da porta traseira com abertura dupla que oferece grande flexibilidade de arrumação.» Claro que eu tenho a resposta à pergunta da publicidade da BMW. Todos os dias utilizo o inteligente sistema de abertura da porta traseira. Sei mesmo como ele é funcional e avançado, simplesmente inteligente. E não tenho um BMW, mas sim um Skoda Superb.

Resta saber ler nesta publicidade da BMW que não há nada de novo. Simplesmente os engenheiros da Skoda inventaram e patentearam o que chamam TwinDoor. A BMW achou uma ideia genial e pediu autorização à Skoda para a usar no Série 5 GT. Nada de novo, simplesmente Skoda!

[fotos: BMW, Skoda Auto]

A Berlina Radical

A Auto Zeitung está em grande: em parceria com a Reichel Car Design arrisca uma primeira antevisão do que poderá vir a ser a berlina que irá substituir o Octavia Tour, ao mesmo tempo que avança com alguns detalhes técnicos importantes, baseados nos depoimentos do Presidente e do Director do Departamento Técnico da Skoda.

Principais notas a reter: um preço estimado [na Alemanha] entre os €12.000 e os €15.000; um chassis baseado na plataforma PQ35, garantia de elevados níveis de qualidade, segurança e espaço; uma bagageira com capacidade superior a 520 l; utilização de motorizações tecnologicamente evoluídas, rápidas e económicas; e um design moderno e atractivo, que seja catalizador de muitos clientes nos mercados da Europa Ocidental, da Europa de Leste e da China.

Quem esperava por um modelo low-cost extremista para substituir o Octavia Tour, não conhece as proezas da marca da Seta Alada. Eckhard Scholz, Director do Departamento Técnico da marca, garante que o automóvel terá níveis qualitativos apreciáveis e que será muito bem construído, conseguindo-se a desejada redução de custos com base numa muito criteriosa e ousada gestão dos materiais a empregar, sem nunca se por em causa a reputação que a marca tem a defender nesta matéria. Claro que é expectável que a nobreza dos revestimentos interiores seja um pouco menos requintada que a das outras berlinas da marca, ou que os níveis de equipamento sejam um pouco menos recheados, mas estaremos sempre a falar de muito carro por pouco dinheiro.

Note-se que Scholz diz que a utilização de motorizações 1.2 e 1.4 TSI [com potências entre os 75 e os 160 CV], bem como a dos blocos 1.6 e 2.0 TDI [a debitar entre 90 e 140 CV], são mais do que viáveis para o novo automóvel. Tudo motores preparados para, no futuro, cumprirem as apertadas normas Euro VI. Ou seja, estamos a falar da 'nata' do que a indústria automóvel tem para oferecer, nestas gamas de cilindradas.

E, claro, não se descarta a possibilidade de haver uma versão Combi, variante de carroçaria em que a Skoda sempre foi fortíssima. Quanto a nomes, mantêm-se o segredo. Os meios de comunicação checos dizem que será utilizado um nome histórico, avançando, até, com a hipótese «Popular». Porém, e até à confirmação oficial, a Auto Zeitung preferiu baptizar o novo carro de «Felicia». Tudo nomes bonitos para uma ousada berlina radical. Porque a Skoda sempre soube projectar as proezas do seu passado na construção de um futuro inovador.

Mais informações em:
www.autozeitung.de
www.reichel-cardesign.com

[imagem: Reichel Car Design/Auto Zeitung / extraída de www.autozeiting.de]

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para Que Não Lhe Falte Nada

Na República Checa, o Autoshow Praha 2009 está a galvanizar os adeptos do mundo automóvel. Para além de um primeiro contacto visual com a novíssima Superb Combi, o público checo tem também a oportunidade de ver o Octavia LPG - um automóvel que oferece a possibilidade de utilização de 2 combustíveis diferentes, garantindo uma autonomia muito incrementada e uma economia bem superior, sem que tal tenha significado perca de espaço de arrumação na bagageira. Nada que os leitores do semlimites não soubessem já, mas faltavam-nos fotos que ilustrassem a novidade. Note-se que, para tal, o depósito de GPL foi colocado no arrumo da roda suplente, tendo esta sido substituída por um kit anti-furo. Simplesmente porque a Skoda não quer que lhe falte nada.

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Auto.cz / extraídas de auto.cz]

domingo, 18 de outubro de 2009

Nomeado

Embora com algum atraso, noticiamos que o Skoda Yeti foi um dos 33 nomeados para a eleição do Carro do Ano de 2010. Ficamos a torcer pelo melhor SUV do momento!

[foto: Skoda Auto]

sábado, 17 de outubro de 2009

Uma Bitola Avant-Garde

Karl Neuhold é o Director de Design Exterior da Škoda Auto e, para quem não saiba, uma das suas mais recentes criações dá pelo nome de Superb Combi.

Em conversa com a inglesa Autocar, Neuhold revelou que, no futuro, o design da marca passará a ter uma acrescida componente emocional, mantendo-se, contudo, fiel aos valores tradicionais do construtor checo. Para dar a perceber melhor o alcance das suas palavras, este responsável da Škoda esclareceu que «o próximo Octavia será um grande passo em frente», acrescentando, que «caminhamos para algo mais avant-garde, algo especial [...]».

Ou seja, à qualidade, robustez, fiabilidade, habitabilidade, elegância e value for money típicos da marca, acresce agora mais ousadia. Škoda - simplesmente a bitola da indústria automóvel.

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[imagem: Skoda Auto]

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Novo Sorriso

Da Índia chega-nos, através do sítio «Indian Autos Blog», uma fotografia da intervenção a que as gamas Fabia e Roomster serão sujeitas em breve. Menos camuflada que a Fabia Combi já aqui retratada, esta imagem do Roomster permite-nos perceber, ainda com mais clareza, onde o Departamento de Design de Mladá Boleslav pôs o acento tónico, no que respeita à dianteira de ambos os veículos. A saber:

- Alteração da morfologia do capot, de forma a acolher uma grelha mais larga [repare-se que a entrada de ar toca agora nas nervuras provenientes dos pilares A] e umas ópticas mais afiladas, fruto do redesenho da zona superior dos faróis [troço que acolhe os piscas];
- Nova grelha principal, com prumos e alhetas mais grossos, à imagem do que já acontece nas gamas Octavia e Superb;
- Redesenho integral da zona inferior do pára-choques, com uma entrada de ar central estendida para os flancos e novos rebaixos para inserção dos faróis de nevoeiro, agora mais esguios;
- Novo deflector aerodinâmico [na zona inferior do pára-choques], acabado a plástico negro.

Desta forma, quando vistos de frente, os novos Fabia e Roomster aparentam ser mais baixos e largos do que na sua versão original. Se se confirmar a apresentação oficial destes modelos para o Salão de Genebra, significa que estamos a cerca de 6 meses de podermos revelar as primeiras imagens de alta qualidade, já com a chancela da Fábrica. Contudo, e até lá, é bem natural que os renovados automóveis sejam fotografados em testes, ajudando-nos a perceber melhor o que aí vem. Estaremos atentos a novas ‘flagrantes’. Sobretudo das traseiras.

Mais informações em: indianautosblog.com

[foto: Indian Autos Blog / extraída de:
indianautosblog.com]

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

3 Automóveis de Luxo

Soberbo no passado, soberbo no presente, Skoda Superb.

[fotos: veteran.auto.cz e Skoda Auto]

Skoda Para Todos

A Skoda vai transportar muita gente. Na cidade de Coimbra a empresa de transportes públicos, Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, adquiriu um novo trolei-carro (autocarro movido a electricidade), da marca polaca Solaris.

Este novo meio de transporte da Solaris vem equipado com um motor eléctrico assíncrono, fabricado e montado por uma das filiais da Skoda Holding A.S., um Grupo de empresas que descende directamente do império industrial checo que antes da 2ª Guerra Mundial detinha a companhia que hoje conhecemos como sendo a Skoda Auto.

O Solaris Trollino 12 custou 465 mil euros e vai circular nas ruas de Coimbra com o número 75. A Skoda na terra dos estudantes, mesmo que hoje só um nome comum, um logótipo partilhado e um mesmo país de origem unam o construtor do coração do novo trolei à 'nossa' Skoda Auto. Ainda assim, pronunciar o nome Skoda é sempre um orgulho, sobretudo quando o sangue de um novo meio de transporte português tem no seu ADN resquícios de Mladá Boleslav.

[foto: Solaris]

Primeiras Notas Sobre a Superb Combi 1.4 TSI

«Como é? Potencialmente uma enorme dor de cabeça para as bem estabelecidas propostas de grandes dimensões da Ford, Vauxhall [ndr.: Opel] e Volvo. […] Em termos de espaço interior envergonha alguns apartamentos de Londres, quanto mais os seus rivais mais próximos.»

«Visualmente, a transição da berlina para a carrinha não poderia ter resultado melhor. […] a carrinha é bem proporcionada, com linhas bonitas e uma superfície vidrada lateral elegante […] ninguém nega que a Superb é uma carrinha com óptimo aspecto.»

«O espaço do habitáculo é enorme, qualquer que seja o segmento considerado, especialmente atrás, onde o amplitude para as pernas é semelhante à das berlinas executivas com longa distância entre eixos. A qualidade do interior também é de primeira classe, rivalizando com qualquer proposta da gama VW e ficando um furo acima do que é oferecido pela concorrência.»

«[…] mesmo esta versão de entrada tem níveis de refinamento que um automóvel deste nível de preços não tem o direito de ter. O ruído de rolamento é mantido no mínimo e as viagens são maioritariamente imunes aos sulcos e aos buracos que testámos nos arredores de Milão, flutuando entre eles, em vez de cair neles. As curvas processam-se de forma muito parecida com a da berlina, o que significa que se fazem de maneira segura, com compostura, se não mesmo de forma incisiva […]».

«Deverei comprar um? Absolutamente. O 1.4 pode carecer de entusiasmo, mas como modelo de entrada é altamente impressionante. Com tantos talentos, a Skoda Superb Combi poderá ser o produto mais completo de sempre, deste fabricante.»

Oliver Stallwood, in Autocar

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[foto: Skoda Auto]

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Paixão pela Qualidade

Peter Sudeck tinha passado toda a sua vida activa ao serviço da Volkswagen, até conhecer Pavel Vesely e a sua equipa, em 1992. Vesely, era um alto dirigente nas fábricas da marca alemã, sendo um advogado de nomeada. O facto de Sudeck falar fluentemente checo, língua que aprendera em Theresienstadt, permitiu-lhe acompanhar aquele alto dignitário da VW durante o período de transição pelo qual a Skoda passou, após a aquisição da marca. Vesely ficara particularmente impressionado como um judeu que sofrera na pele as maleitas de um regime totalitário se prontificara para mergulhar numa empresa ainda sufocada pelas entropias de outro. Para Peter Sudeck, a razão para tal era simples: «isso permitia identificar-me com a Skoda da mesma forma que os checos o faziam». Não estranha, por isso, que tenha sido prontamente convidado a assumir as funções de responsável pela Qualidade da marca checa. Aceitou e apaixonou-se, rapidamente e para sempre, pelos encantos da Seta Alada.

Passados 18 anos, Peter Sudeck recorda bem o ambiente que fora encontrar em Mladá Boleslav: «das 44.000 coroas checas que lucravam da construção de cada Favorit, o Estado só permitia que a Skoda usufruísse de 500, o que não era suficiente, sequer, para mandar pintar as paredes da Fábrica». Impelido a participar na recuperação de um ícone da indústria automóvel, Sudeck embrenhou-se na história da marca e aprendeu muito com o seu passado. Em entrevista a Jens Katemann, da Auto Motor und Sport, Peter Sudeck explicou que o nome Octavia, que agora festeja o seu 50º aniversário, advém do facto do modelo corresponder à oitava variante operada sobre a mesma base mecânica, já que, durante um determinado período de tempo, a implementação da Economia Planificada exigira à fábrica que cada novo modelo lançado não ultrapassasse a quota de 20% de novos componentes. Fora por esta razão que o primeiro Octavia não recebeu uma suspensão traseira totalmente independente, tal como era desejo do Departamento Técnico da marca.

Feito Skodista de corpo e alma, Sudeck aplica então toda a sua paixão na aquisição, restauro e manutenção de clássicos. Em 2000, adquire um Octavia de 1963 ao Dr. Hoffmann, de Weimar – que trabalhara numa empresa de maquinaria agrícola - e que só se desfizera do seu antigo automóvel para comprar um novo, na estrita condição de que o carro da sua vida ficasse em boas mãos. Em boa verdade, não poderia ter ficado em melhores. Em 2003, durante o Salão de Leipzig, Peter Sudeck convidou o Dr. Hoffmann a visitar o stand da Seta Alada. Foi com as lágrimas a correrem pela face que foi encontrar o seu convidado junto ao velhinho Octavia de 63, a brilhar pleno de garbo ao lado de um modelo da última geração.

Reformado em 1998, e com tempo para se dedicar em pleno à sua paixão, o antigo Director do Departamento de Qualidade da Skoda Auto regressou definitivamente a Wolfsburgo. Agora, ao mostrar o magnífico recheio da sua garagem à Auto Motor und Sport, Peter Sudeck irradia orgulho pelo seu invejável espólio. E, como profundo conhecedor do mundo automóvel que é, relembra com saudade o bom trabalho desenvolvido com os seus colegas de Mladá Boleslav. «Os engenheiros checos estão ao nível dos melhores do mundo», acrescenta. Entre outros, os seus Skoda 645, de 1930, Popular Roadster, de 1936, ou Octavia, de 1963, são a melhor prova disso mesmo. Ou não tivessem sido submetidos à minuciosa apreciação de um especialista em Qualidade.

Mais informações em: www.auto-motor-und-sport.de

[fotos: Stephan Lindloff / Auto Motor und Sport ]

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Recorde

A Skoda Auto bateu mais um recorde na sua história. Desta vez o das vendas. Em Setembro a Skoda vendeu 69 023 unidades a nível mundial, mais 17% do que em igual mês de 2008. Este facto ficou a dever-se ao crescimento que a marca vem registando na Europa Ocidental.

Cada vez mais, os consumidores deixam de lado os preconceitos sem sentido e apostam na qualidade, na robustez, na fiabilidade, no preço, no design e nas soluções inteligentes. Apostam na Skoda.

E Portugal não foge à regra, contribuindo para isso as 277 vendas do mês de Setembro, 41% das quais foram o Octavia, que cresceu nada mais que 77,4% face a Setembro de 2008.

A Skoda no bom caminho. A Skoda de futuro. Parabéns!

[foto: Skoda Auto]

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Segurança

A PSP editou um folheto para os turistas que visitam Portugal. Em Inglês, Alemão e Francês, a polícia alerta para os cuidados que os nossos visitantes devem ter na rua, nos transportes, com os objectos que deixam dentro dos veículos, ou em caso de agressões.
Além do número de emergência, a PSP faz saber que Portugal é o 9º país mais seguro do mundo.
Na fotografia um Skoda Octavia. Todos sabemos como os nossos agentes têm orgulho nas viaturas Skoda. Para a segurança de todos!

[foto: adriano]

Baile de Debutante

Começa hoje, e estender-se-á pelas próximas 2 semanas, a apresentação oficial à imprensa da nova Superb Combi. O evento terá lugar nos Alpes Italianos, na zona envolvente ao Lago Maggiore e acolherá nos primeiros dias as comitivas checa e eslovaca, seguindo-se grupos de jornalistas germânicos e britânicos. A imprensa portuguesa será recebida nos dias 21 e 22. Ficaremos atentos às primeiras impressões do baile desta charmosa debutante.

Mais informações em: www.auto.cz

[foto: Skoda Auto]

domingo, 11 de outubro de 2009

Bentley? Yes, Sir.

Num artigo que a Auto Motor und Sport dedicou a Peter Sudeck e ao seu amor pela Skoda [tema a que, em breve, o semlimites dará a merecida atenção] é feita uma revelação surpreendente. Do trabalho recentemente levado a cabo pelo Centro de Desenvolvimento Técnico de Mladá Boleslav, destacam-se o novo motor 1.2 TSI [tal como já aqui tínhamos revelado] e, imagine-se, a adaptação dos motores Bentley às mais exigentes normas anti-poluição. Porque a Skoda está, simplesmente, na linha da frente da indústria automóvel. Não há céptico que resista a tamanha excelência. Com a assinatura do costume, claro: a chancela da Seta Alada!

Mais informações em: www.auto-motor-und-sport.de

[foto: Bentley Motors / www.bentleymotors.com/]

sábado, 10 de outubro de 2009

Esgotado!

Na República Checa, a corrida ao Yeti é imparável. Os concessionários ultrapassaram já as 1.600 encomendas e muitos já nem dispõem de unidades para exposição, porque as vendaram para satisfazer a avidez da clientela. Porque o Yeti é simplesmente irresistível! E está quase a chegar a Portugal!

Mais informações em: www.auto.cz

[foto: Skoda Auto]

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Best-Seller

Em Setembro, o Fabia foi o utilitário mais vendido na Alemanha, correspondendo ao registo de 10.785 novas matrículas. Deste modo, verifica-se que desde o princípio do ano, só a gama Fabia já vendeu 84.129 unidades em solo germânico. Skoda Fabia: um verdadeiro best-seller.

Mais informações em: www.auto.cz

[foto: Skoda Auto]

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Skoda 1203

[filme: Weigel Film / www.mototechna.wbs.cz / extraído do YouTube]

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Charme

Cá em casa quem tem a bomba é a minha mulher. Eu conduzo um utilitário. Desde Julho que conduz o novo Superb. Eu conduzo já vai para três anos o Roomster.
Claro que quando posso roubo-lhe o Superb. Sem desfeita para o meu grande Roomster, mas ao volante do Superb estou claramente noutro planeta.
Agora a Skoda enviou à minha mulher o Welcome Pack.
"Cara Srª Ana Paula Teixeira Gonçalves,
Queremos dar-lhe a conhecer as sensações e a experiência que é ter e conduzir um automóvel verdadeiramente diferente. É por essa razão que lhe oferecemos este Welcome Pack. No seu interior encontrará tudo o que precisa para ficar a conhecer melhor a nossa Marca e os valores pelos quais nos guiamos. Seja Bem-vinda!"
Já não bastava o charme da minha mulher aliado ao charme do Superb, para termos agora o charme do Skoda Senses.


[foto: adriano]

Recordações de Moçambique

Do leitor Virgílio Santos recebemos um fantástico e-mail que transcrevemos abaixo. Porque a história da Skoda faz-se de muitas estórias como esta. Porém, esta tem a particularidade e o gostoso sabor de relatar uma aventura vivida em África. Obrigado Virgílio!

«Princípios dos anos 70. Eu, junto do Octavia amarelo MBA-25-67 (Registo da cidade da Beira) com volante à direita, claro. Foto tirada na madrugada de 30.12.1972, cerca das 05,30 da manhã. Ao fundo, a ponte sobre o Rio Save, na EN 1 em Moçambique. Viagem da Beira a Lourenço Marques, para o fim de ano. Quase no destino, só faltavam cerca de 1.000 km. Loucuras da juventude, 4 dias e 3.000 km no corpo e no Skoda. Mas tudo bem, muita gasolina queimada, dois furos e 2 pneus rebentados no alcatrão escaldante e o resto é história. GRANDE SKODA.» Virgílio Santos

Veja aqui a ponte sobre o Rio Save

[foto do arquivo de Virgílio Santos]

domingo, 4 de outubro de 2009

Voar Alto





Saltar sempre para a vitória!
[fotos: autores desconhecidos]

sábado, 3 de outubro de 2009

Maioridade

É grande, a azáfama vivida em Mladá Boleslav. Depois da apresentação mundial da Superb Combi, o próximo grande projecto a ver a luz do dia deverá ser o facelift das gamas Fabia e Roomster. Já aqui tínhamos apresentado imagens do que nos parecia ser o futuro Fabia RS. Agora tudo aponta para que estivéssemos certos, já que as diferenças entre o pára-choques dianteiro do automóvel fotografado nessas primeiras fotos-espia é bem distinto do que podemos observar nas imagens agora publicadas pela «Auto.cz».

Primeiras notas a reter: a grelha sofrerá alterações de forma, com destaque para prumos mais grossos e alhetas mais pronunciadas, colhendo inspiração nas gamas Octavia e Superb. Para definir os novos pára-choques frontais, os designers de Mladá Boleslav também abriram o seu estro aos modelos das gamas superiores, concebendo uma grelha mais rasgada e de baixo perfil, que culmina em novos faróis de nevoeiro, por ora ocultados com uma protecção plástica negra. Por seu turno, os faróis principais, embora igualmente camuflados, indiciam 2 alterações importantes - um maior contraste entre a zona superior do pisca e a parte principal da óptica, bem como a inscrição da palavra ‘Fabia’ nos flancos laterais das luzes. No seu conjunto, o automóvel parece agora mais baixo e largo, quando visto de frente.

Atrás, as diferenças parecem ser de menor monta, embora haja indícios de alterações ao nível da configuração interna dos farolins. São ainda esperadas algumas novidades para o interior - pelo menos em termos de volante [também decalcado dos irmãos mais velhos], de novos comandos para o sistema Climatronic e de uma enriquecida panóplia de auto-rádios. Por outro lado, é também natural que os alinhamentos de equipamento sofram alterações e recebam algumas novidades, com destaque para novos estofos e novas jantes de liga leve.

Ao nível mecânico, é já certa a inclusão dos renovados 1.2 6V e 1.2 12V HTP, que mantêm contudo os níveis de potência e binário conhecidos até agora. Porém, estas refrescadas mecânicas tricilíndricas a gasolina estão agora mais económicas e silenciosas, cumprindo já as normas EU5, no que toca a emissões poluentes. Por outro lado, o 1.6 16V de 105 CV deverá ser abandonado em detrimento do novíssimo 1.2 TSI de 105 CV, desenvolvido 'em casa' por técnicos da Skoda. Nas cambiantes diesel, os velhinhos 1.4 TDI de 70 e 80 CV, bem como o indestrutível 1.9 TDI de 105 CV, deverão ser preteridos, dando espaço para diversas versões do moderno 1.6 TDI CR, disponíveis em 3 estágios de potência [75, 90 e 105 CV]. Para mais tarde, deverá ser agendada a introdução de um novo 1.2 TDI CR que levará ainda mais longe o desempenho ambiental que reconhecemos à gama GreenLine [com consumos médios que, estimamos, deverão ser na ordem dos 3.5l/100 Km].

Parece que não, mas o tempo passa a correr e o Fabia II está quase a atingir a maioridade.

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Lehmann Photo-Syndication / extraídas de www.auto.cz]

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

1.6 Dá e Sobra

A qualidade continua igual. O charme é intocável. Só o coração é outro, mas também continua cheio de temperamento e de músculo. Testámos o novo Skoda Octavia 1.6 TDI Elegance. Gostámos do que vimos e sentimos.
Se os motores 1.9 e 2.0 são poços de virtudes, o motor 1.6 não lhes fica atrás. Com uma velocidade de arranque um pouco mais suave, chega depressa aos 180 Km/h nunca deixando transparecer a sensação de "pastelão", bem pelo contrário, é bem rápido.
Cada vez mais o Octavia se afirma como o automóvel ideal para a família. Espaço, qualidade de construção, tecnologia, segurança, inovação, baixos consumos e agora preços de arromba.
O Octavia 1.6 TDI custa desde 21.000 euros (versão Limousine Greenline, sem despesas de transporte, preparação, legalização e pintura metalizada).
Um caso de sucesso!
Comece a passear no novo Octavia a partir de casa, aqui.
Test-drive com cortesia de Caetano Urban-Aveiro
[fotos: adriano]

Ar Puro

«As vendas da linha GreenLine são boas. O Fabia excedeu particularmente as expectativas […]. O Octavia também vendeu bem, apesar de também propormos esta linha no Superb. Ambos são excelentes. De um modo geral, a Škoda e as suas ‘eco-derivações’ têm tido um desempenho melhor que o da concorrência. Este sucesso impeliu-nos a desenvolver a próxima geração GreenLine, que será constituída por veículos com o sistema 'Start/Stop' e com sistemas de regeneração de energia. A redução de consumos e de emissões será muito significativa», disse Eckhard Scholz, em entrevista, à Cesky Rozhlas. Porque a Škoda está empenhada em contribuir para um ambiente mais saudável... e muito mais económico, também. Venha o GreenLine II!

Mais informações em: www.rozhlas.cz

[foto: Skoda Auto]

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Poeira Digital

Há coisas que se perdem na espuma do tempo, inexplicavelmente. O acervo do semlimites tem já algumas dessas marcas de erosão, que a indelével passagem dos anos vai irremediavelmente remetendo para as malhas do esquecimento.

Era precisamente o que estava a acontecer com a imagem que publicamos hoje, não tivesse sido reencontrada por mero acaso. Perdidos que estão a sua origem e o seu autor, não podemos deixar de partilhar esta antevisão com os nossos leitores, agora que a resgatámos da poeira digital.

Trata-se de uma projecção do que poderia ter sido uma versão de duas portas da berlina Fabia da primeira geração. Seguindo uma tradição iniciada com o 1101, nos idos anos 40, optámos por baptizar este [para nós] incógnito coupé de Fabia Tudor, repescando um velho cognome que, segundo a tradição checa, derivará do inglês 'two-door'. Um epíteto que, não vai muito tempo, voltou às luzes da ribalta quando a Skoda mostrou ao mundo uma das suas mais belas criações dos tempos modernos – uma variante desportiva do Superb da anterior geração.

Infelizmente, desconhecemos se se trata apenas de um sonho de um entusiasta com jeito para o PhotoShop, ou se terá sido a tradução em imagem de algum projecto ponderado pela casa de Mladá Boleslav. Seja como for, tem justo direito ao seu momento de glória, aqui no semlimites. Até porque, apesar da pequena resolução da imagem, oferece-nos uma proposta bem tentadora do que poderia ter sido um coupé acessível, mas pleno de charme, dentro da gama Fabia da precedente geração.

Às vezes vale a pena vasculhar no pó.

[imagem de autoria desconhecida, extraída da internet]