quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tratado de Tordesilhas

Tal como no post anterior, contámos com a colaboração de um fiel leitor do semlimites para publicarmos esta entrada. Sempre atento ao mundo automóvel, Filipe Gomes deu-nos conta de um teste realizado pela espanhola «Motorpasión» ao fantástico Octavia 1.4 TSI, onde o jornalista Javier Costas se rende por completo aos encantos do familiar de Mladá Boleslav. Mesmo num país onde o [injustificado] preconceito relativamente à marca checa ainda é grande, o Octavia arranca uma brilhante e inequívoca pontuação de 9 pontos [em dez possíveis], prova evidente das suas muitas qualidades. Um teste feito a pensar naqueles que [ainda] não sabem o que é bom!

Leia aqui: 1ª Parte / 2ª Parte / 3ª Parte / 4ª Parte

Mais informações em: www.motorpasion.com

[foto: Motorpasión / extraída de http://www.motorpasion.com/]

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Vista Alegre

Cristina Reis é uma leitora assídua do semlimites. Mas não só. É também uma esmerada participante, fazendo-nos chegar material que depois se consubstancia em posts. Desta vez, a Cristina encontrou uma fotografia de Família que remonta a 2005. Foi num passeio a Ílhavo, mais concretamente numa passagem pelas Festas de Nossa Senhora da Penha de França, que se realizam anualmente no recinto da fábrica de porcelanas Vista Alegre. Entre familiares e amigos, a Cristina registou uma imagem do stand que o concessionário local levou para a Festa, promovendo a marca junto dos muitos milhares de visitantes que, anualmente, participam neste evento. Sem dúvida, uma interessante iniciativa da VR Motor, um dos mais conceituados concessionários nacionais da marca da Seta Alada, que entretanto se passou a chamar Caetano Urban. Uma imagem que fica para a história. Um regalo para a vista. Vista Alegre.

[foto original: Cristina Reis / edição: semlimites]

terça-feira, 28 de julho de 2009

Alargamento da Gama

Numa tradução livre a um trecho da entrevista que o Director do Departamento Técnico da Skoda Auto concedeu à checa «Auto.cz», fica confirmado o alargamento da gama Fabia a novas versões. Ora veja:

«Auto.cz: A gama Fabia está quase completa - tem um hatchback, uma carrinha e a versão Scout, só faltando o RS. Quanto tempo é que ainda teremos que esperar?

Eckhard Scholz: A gama Fabia está longe de estar completa!
[ndr: é-lhe apresentada uma foto-espia do Fabia RS e ri-se]. O Fabia tem um enorme potencial dada a qualidade da sua base técnica e demos liberdade aos nossos colaboradores para a explorarem, decidindo, o ano passado, apresentar alguns estudos - os quais obtiveram reacções fantásticas. Garanto-vos que haverá novidades no futuro

Estando garantido o RS e sendo mais que provável o lançamento de uma variante Scout do hatchback, resta-nos saber se o sucessor do Octavia Tour passará por uma base mecânica Fabia ou Roomster, ou se, pelo contrário, se manterá fiel ao chassis do Golf IV. Por outro lado, e embora sendo muito pouco provável, ainda há espaço [teórico] para uma cambiante de 3 portas, um pequeno coupé, um cabrio e uma pick-up mas isto talvez seja ir um pouco longe demais. Sobretudo, sabendo-se que o facelift está para breve e que... atravessamos tempos de crise.

Em Frankfurt começaremos a decortinar o que aí vem.

Mais informações em: www.auto.cz

[imagem: Skoda Auto]

domingo, 26 de julho de 2009

Skoda 130 RS

[filme: Kráktý Film / publicado no YouTube por www.skodamedia.webnode.cz]

sábado, 25 de julho de 2009

Prognóstico

Nem sempre os prognósticos ficam para o 'final do jogo'. O semlimites aventurou-se e, sobre uma das fotografias de Lubomir Jandl, arriscou um prognóstico para a imagem definitiva da Superb Combi. Em Frankfurt seremos escrutinados!

[fotomontagem: semlimites / foto original de Lubomir Jandl publicada por www.auto.cz]

A Arte da Caracterização

A caracterização é uma actividade que, por norma, associamos ao cinema, ao teatro ou à televisão. Porém, também é usada com mestria no mundo automóvel. Perita na concepção, desenvolvimento e fabrico de automóveis excepcionais, a Skoda também recorre a técnicas de caracterização bem evoluídas, para circular em estrada com modelos que ainda não foram oficialmente apresentados ao grande público. Um novo conjunto de fotografias captadas por Lubomir Jandl, publicado pela «Auto.cz», permite-nos descortinar alguns pormenores do trabalho que tão sabiamente transformou a novíssima Superb Combi numa pacata Octavia carrinha.

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Lubomir Jandl / extraídas de www.auto.cz]

Nobre Elegância

Graças à mestria de Lubomir Jandl e à astuta difusão da «Auto.cz», o semlimites pode mostrar 4 novas fantásticas fotografias da Superb Combi - a carrinha desenvolvida pela Skoda para se impor como a campeã da elegância, da qualidade e do luxo, no seu segmento. Embora revelando uma unidade 'disfarçada', as imagens falam [muito] bem por si.

Mais informações em: www.auto.cz

[fotos: Lubomir Jandl / extraídas de www.auto.cz]

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Charme

O seu primeiro automóvel foi um Fiat Uno. Depois comprou um Opel Corsa. Um dia visitou o Salão Automóvel de Lisboa na antiga FIL e conheceu uma nova marca, a Skoda. Vendeu o Opel e comprou um Octavia.

Desde aí nunca mais se desligou da Skoda. Já teve um Fabia depois do Octavia e um Superb da primeira geração. Hoje foi a vez de adquirir um Superb da segunda geração.

Paula Gonçalves sabe o que é bom e já não consegue imaginar-se sem o charme da Skoda. Parabéns Paula Gonçalves, a Skoda tem clientes assim... que sabem o que querem!

[foto: adriano]

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fora do Asfalto

Todos nós já sabemos como é magnífico o Skoda Octavia. Mas para quem gosta de sair do asfalto num fim de semana com a família ou os amigos na Serra da Estrela, nas planícies alentejanas ou nos areais da Figueira da Foz, a Octavia Scout é uma fiel amiga que vence todos os obstáculos. Aqui ficam algumas fotografias da renovada Scout só para aguçar o apetite.

[fotos: autor desconhecido]

Documentário Histórico





[documentário da Ceská televize, extraído do YouTube]

terça-feira, 21 de julho de 2009

Brincar a Sério



[filme extraído do TouTube]

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Novo Octavia RS em Teste

[autoria: Motor Giga / Filme extraído do YouTube]

domingo, 19 de julho de 2009

Bike Tour do Norte [ II ]

No fim de tanto pedalar, há que transportar as bicicletas. Muitos faziam cálculos matemáticos para enfiarem uma ou duas bicicletas num automóvel.

Nós só necessitámos de abrir o portão traseiro do Skoda Roomster e, sem cálculos mas com muito gozo, lá enfiarmos 5 bicicletas. A fotografia fala por si.

[foto: adriano]

Bike Tour do Norte [ I ]

Uma cidade deve ser conquistada pelas pessoas. Muitas das vezes é o trânsito, o escritório, o apartamento, o autocarro, o relógio que comandam a nossa vida de seres citadinos. Acabamos o dia sem usufruir do espaço que nos rodeia.

Hoje o Porto acordou diferente. Entre a marginal de Matosinhos, passando pela marginal de Vila Nova de Gaia e atravessando o rio Douro para a marginal do Porto, milhares de bicicletas devolveram três cidades ao povo. Sem automóveis, donos de estradas outrora perigosas, homens, mulheres, idosos, jovens, engenheiros e operários conviveram pela liberdade de conquistar a cidade.

E a esta liberdade associou-se uma Marca de emoções e prazer. 8.500 pessoas com a Skoda na cabeça. Parabéns a todos!

[foto: adriano]

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Crescer

Apesar dos fortes ventos que abalam a economia mundial, a Skoda está a manobrar com mestria as grandes velas, levando o veleiro da crise a bom porto.

As encomendas não param e a Skoda já se viu na obrigação de pedir reforços [Produção em Alta].

Em Portugal se a Skoda não começou o ano da maneira que já nos habituou, começou agora a dar sinais de retoma e vitalidade para recuperar o seu lugar na quota de mercado.

Não querendo reproduzir nenhum cartaz eleitoral, é caso para dizer que nunca baixamos os braços.

[foto: adriano]

Branco

Não temos um parque automóvel muito colorido. Quem se lembra dos verdes garrafa, dos azuis bébé, dos amarelos girassol ou dos vermelhos Ferrari? O preto estava quase sempre reservado para os automóveis de luxo ou automóveis de Estado.

Depois vieram os metalizados e a moda virou para os cinzentos e democratizou o negro. O branco começou a ser a cor dos automóveis comerciais.

Actualmente, e por culpa da Saab, o branco tornou-se moda nos topo de gama.

O semlimites foi espreitar o primeiro Superb de cor branca que veio para Portugal. Simplesmente arrasador.

[foto: adriano]

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Perfil

Por intermédio da «AutoRevue», foi publicada mais uma foto-espia relativa à nova Superb Combi. Apesar da imagem ter pouca qualidade, dá para ficarmos com uma ideia de como será o perfil definitivo do automóvel, pese embora ambos os modelos fotografados ainda se encontem camuflados ao nível das ópticas e da grelha, afim de se assemelharem à Octavia Combi. Em Frankfurt acabar-se-ão definitivamente as 'maquilhagens' de disfarce.

Mais informações em: www.autorevue.cz

[foto: luke.cz, em 02.07.2009 / extraída de www.autorevue.cz]

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Outra Pedalada

Será já no próximo fim-de-semana que a Škoda volta a patrocinar a Porto Bike Tour, evento que contará com a participação de cerca de 7.000 ciclistas na travessia da Ponte da Arrábida, no Porto, entre os quais figurará o actor Pedro Lima - um dos embaixadores nacionais da marca.

Deste modo, a viatura oficial desta grande festa ostentará o logótipo da Seta Alada, sendo que a frota de apoio deslocada para o local será composta por unidades das gamas Fabia, Roomster, Octavia e Superb.

Paralelamente, todos os participantes terão a honra de envergar capacetes decorados com as cores da Škoda, tal como aconteceu na edição de Lisboa, no passado dia 21 de Junho. Alguns dos inscritos, terão ainda o privilégio de conduzir bicicletas Sportis engalanadas com as cores do construtor de Mladá Boleslav – sem dúvida os mais bonitos velocípedes em contenda.

Porque com a Škoda a pedalada é outra!

[foto: Škoda Auto]

terça-feira, 14 de julho de 2009

Alta Tensão

Segundo diversos órgãos de comunicação checos, a Škoda Auto está a investir bastante capital no desenvolvimento de automóveis de propulsão eléctrica. Radek Špicar, Relações Públicas do construtor checo, já confirmou a informação veiculada ao afirmar que «a Volkswagen está a trabalhar intensivamente no desenvolvimento de diversas alternativas aos combustíveis [fósseis], incluindo a eléctrica, e a Škoda Auto está envolvida nessas actividades».

Um exemplo claro desta linha estratégica é o apoio que a marca de Mladá Boleslav está a dar à Universidade Técnica de Brno, que tem vindo a trabalhar num protótipo de um Superb movido a energia eléctrica.

Esta notícia surge numa altura em que a «Autocar» garante que o Grupo VW se prepara para adquirir a insolvente Karmann, com o intuito de a converter numa unidade especializada na concepção e fabrico de veículos eléctricos, poupando ainda umas largas centenas de postos de trabalho que, de outra forma, seriam irremediavelmente perdidos. A confirmar-se, isto significa que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento será implementado em diversas frentes, provavelmente com o objectivo de acelerar a fase de investigação e, posteriormente, a de industrialização. Ou seja, é expectável que o Grupo VAG inicie a venda de automóveis eléctricos em 2013, contando, para tal, com os sempre leais e muito competentes serviços da marca da Seta Alada.

Porque a Škoda é uma marca simplesmente... electrizante.

Mais informações em:
www.ct24.cz
www.autocar.co.uk

[imagem: autor desconhecido]

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Produção em Alta

Devido à crescente procura, e de forma a acelerar a entrega de automóveis das gamas Fabia e Octavia aos seus clientes, a Škoda Auto já agendou 3 turnos nocturnos suplementares de produção, na fábrica de Mladá Boleslav, a realizar-se entre as 22:00h e as 6 da manhã das noites de 7-8, 14-15 e 21-22 de Agosto.

As equipas que assegurarão os turnos são voluntárias, sendo que cada colaborador receberá um extra de 400 coroas checas por participação. Estes turnos envolverão o trabalho de 2700 pessoas e terão como resultado a produção de mais 380 Fabias e 150 Octavias.

Porque o sucesso não pode parar.

Mais informações em: www.skoda-auto.cz

[imagem: Škoda Auto]

domingo, 12 de julho de 2009

Yeti Para Todos

Se é atento às últimas novidades do mundo automóvel, de certeza que já ouviu falar do novo Skoda, o Yeti. Até agora todos são unânimes em classificar o SUV da Skoda como um extraordinário automóvel.

De uma forma lúdica poderá conhecer melhor o abdominável automóvel das neves. Consulte o sítio http://new.skoda-auto.com/COM/model/yeti/look/Pages/look.aspx?ff=1 e só terá um problema, os seus filhos não o largarão enquanto não virem o Yeti na sua garagem.

[foto: Skoda Auto]

sábado, 11 de julho de 2009

Dobradinha!

A Skoda esmagou a concorrência no Rali da Rússia, obtendo, com os seus dois carros, o primeiro e o segundo lugares do pódio. Porque a força da Seta Alada é simplesmente maior.

Mais informações em: www.ircseries.com

[foto: IRC / extraída de www.ircseries.com]

sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Yeti Visto Pela «What Car?»

[filme: «What Car?» / extraído do YouTube»]

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Que Cheguem os Ventos

Perante tanta crise no sector automóvel a Skoda parece estar a responder pela positiva. E porquê?

Além da qualidade dos produtos que produz, muito tem contribuído um fenómeno chamado Alemanha. Este ano a Skoda é já a primeira marca não alemã mais vendida no país germânico.

Aproveitando bem os incentivos ao sector automóvel que o governo alemão pôs em prática, a Skoda Alemã adoptou uma política de agressividade brutal em várias frentes. Campanhas publicitárias fortes e bem dirigidas, paradas de automóveis clássicos Skoda que demonstram o glamour centenário, uma política de proximidade com o cliente, uma enorme qualidade nos serviços prestados, uma aposta no multimédia e no sítio da marca.

Num país onde se produzem marcas de grande nome e valor, a Skoda impõe-se sem complexos, sem truques de canibalização, sem medo. Para um fã da Skoda, quase que se poderá afirmar que a Alemanha é o paraíso. Para a marca da Seta Alada, a Alemanha poderá ser a galinha dos ovos de ouro.

Trabalharemos para que os ventos de Berlim se espalhem até à ponta mais ocidental da Europa. O semlimites quer contribuir.

[imagem: publicidade Skoda Auto]

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Correr

Se existe uma prova de ciclismo emblemática, essa prova dá pelo nome de Tour de France. Vai já na 96ª edição.

Se existe uma marca de automóveis emblemática, essa marca dá pelo nome de Skoda. Vai já com 114 anos de idade.

Mais uma vez o Tour e a Skoda correm juntos para mais um êxito desportivo. Mais uma vez a marca da Seta Alada é a patrocinadora oficial da mais famosa prova de ciclismo do mundo.

Curiosa é esta fotografia de 2007 com o Presidente de França, Nicolas Sarkozy num Superb da primeira geração. Sarkozy sabe o que é bom.

[foto: Eric Gailard / Reuters]

'Golfster'

Segundo o sítio da «Autocar», a Direcção da Škoda Auto terá já dado luz verde à industrialização de um novo Coupé de 5 portas com dimensões exteriores próximas do novo Ford Focus ou do Opel Astra. Ao que parece, maquetas à escala real com o layout definitivo do automóvel estarão já concluídas, prevendo-se que o mesmo seja lançado no mercado em 2012 ou 2013.

Em termos de posicionamento, o novo automóvel fará a ponte entre a gama Fabia e próxima geração do Octavia, que verá as suas dimensões crescerem um pouco. Tecnicamente, o Coupé de 5 portas assentará na plataforma do Volkswagen Golf, sendo certa a utilização de motorizações a gasolina de baixa cilindrada, quer aspiradas, quer sobrealimentadas [TSI]. Por outro lado, o artigo da «Autocar» diz ainda que serão utilizadas as fantásticas transmissões DSG, sendo que a utilização de um portão traseiro em formato TwinDoor não fará parte dos planos da marca de Mladá Boleslav, por razões de custos.

Um colaborador da Škoda, cuja identificação não foi revelada, terá dito à «Autocar» que «a determinação para elevar a marca e a nossa presença global em 100 mercados, significa que temos que alargar a nossa gama de produtos. Mas, como o Roomster e o Yeti o demonstram, nós nem sempre seguimos o caminho mais óbvio».

Por seu turno, Karl Neuhold, responsável pelo design exterior da Škoda, revelou-se um pouco mais cauteloso, afirmando que «há muitas opções disponíveis para os nossos executivos e esta poderá ser uma das escolhas disponíveis no menú de opções. O nosso Departamento de Desenvolvimento recebeu importantes investimentos, por isso são possíveis muitas coisas e nós fazemo-las à maneira da Škoda».

Embora a imagem de antevisão apresentada pela «Autocar» nos pareça um pouco longe da realidade, dada a compleição algo ‘overdesigned’ da proposta, não deixará de ser interessantíssimo que a Škoda venha a ter um automóvel da classe do Golf, oferecendo-o ao público em formato Coupé, símbolo de uma exclusividade que nem sempre associamos a este segmento.

Porque a Škoda está sempre à frente.

Mais informações em: www.autocar.co.uk

[imagem: Autocar / extraída de http://www.autocar.co.uk/]

terça-feira, 7 de julho de 2009

Literatura Moderna

Já está disponível, no sítio oficial da Skoda, o catálogo digital do novíssimo Yeti. Uma belíssima peça de 'literatura moderna', engalanado com fotografias de primeira água e muitas explicações sobre os múltiplos atributos do melhor SUV do segmento. Simplesmente fantástico! Basta 'clicar' aqui.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Skoda Auto / capa do catálogo do Skoda Yeti]

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fitness [II]

Já há mais algumas novidades relativamente aos renovados motores 1.2 HTP que a Škoda tem vindo a preparar em Mladá Boleslav. A sempre expedita «Auto.cz» já publicou no seu sítio uma pequena entrevista sobre o assunto, a qual transcrevemos com base numa tradução livre:

«Auto.cz: No contexto da presente modernização, verificam-se alterações em termos de performances ou de binário?
Škoda Auto: O objectivo principal da modernização tem sido, entre outras coisas, a redução de consumos e dos valores de emissões poluentes. Os parâmetros de performances não se alteraram.

Auto.cz: Os motores 1.2 HTP foram preparados, nesta modernização, para cumprirem as normas anti-poluição Euro5?
Škoda Auto: Sim, o cumprimento das vindouras normas Euro 5 foi um dos principais objectivos da modernização.

Auto.cz: Em que altura é que os renovados motores chegarão aos automóveis Škoda?
Škoda Auto: Neste momento, já está implementada a construção de motores 1.2 HTP nas suas variantes modernizadas.

Auto.cz: Que expressão tem a redução de consumos nos motores modernizados? De que forma foram alcançadas as melhorias?
Škoda Auto: Por exemplo, o VW Polo equipado com o modernizado motor 1.2 HTP apresenta uma redução de emissões de CO2 de 10g/Km, o que remete o valor actual para as 128g/km [o valor original era de 128 g/km].»

Entretanto, o semlimites investigou o sítio alemão da Volkswagen afim de obter informações técnicas sobre o novo Polo, onde encontrou alguns dados sobre os renovados motores:

1.2 com 3 cilindros e 6 válvulas: 44 KW [60 CV] às 5.200 rpm
Consumos: urbano 7.3 l / extra-urbano: 4.5 l / combinado 5.5 l
Emissões: Euro V / 128g/Km de CO2

1.2 com 3 cilindros e 12 válvulas: 51 KW [70 CV] às 5.400 rpm
Consumos: urbano 7.3 l / extra-urbano: 4.5 l / combinado 5.5 l
Emissões: Euro V / 128g/Km de CO2

Para o Fabia os valores de consumos e emissões não deverão diferir muito dos do novo Polo, pelo que os dados apresentados são bons indicadores do que, em breve, iremos encontrar no magnífico utilitário da marca da Seta Alada. Ficaremos atentos às novidades de Mladá Boleslav.

Mais informações em:
www.auto.cz
www.volkswagen.de

[foto: joão]

domingo, 5 de julho de 2009

Dinâmica Germânica

A Škoda foi a marca importada mais vendida na Alemanha, no primeiro semestre deste ano, com um crescimento de 63.1% face a igual período do ano passado. Deste modo, nos primeiros 6 meses do ano a marca checa registou 105.342 novos automóveis, o que corresponde a uma quota de mercado de 5.12%. Só em Junho, a Škoda Deutschland vendeu cerca de 10.750 Fabias, 5.800 Octavias, 3.100 Roomsters e 800 Superbs, o que é bem revelador da dinâmica que o sector vive naquele país [crescimento global de 26.1%], e sobretudo do excelente trabalho que tem vindo a ser realizado pelo importador e pelos concessionários, como o confirmam os resultados agora apresentados.

Mais informações em: www.skoda.de

[foto: Škoda Auto]

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prova Rainha

Pelo 6º ano consecutivo, a Škoda Auto volta a ser o principal patrocinador da Tour de France - uma das mais importantes provas de ciclismo a nível mundial.

Ao todo serão vistos em acção cerca de 350 Škodas, sendo que cerca de 250 estarão à disposição dos organizadores, como veículos oficiais do evento. Porém, a marca checa também providenciará os seus automóveis a 8 equipas profissionais [Silence-Lotto, Saxo Bank – IT Factory, Rabobank, Euskaltel-Euskadi, Cofidis, Française des JEUX, Cervelo e Milram], bem como a duas equipas neutras de assistência técnica [Shimano e Mavic].

A prova contará, este ano, com 20 equipas inscritas, tendo início no dia 4 de Julho, no Mónaco, e terminando, como é habitual, nos Campos Elísios, em Paris.

Mais informações em: www.skoda-auto.com

[imagem: Škoda Auto]

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Choque de Gerações

A AutoBild levou a cabo um teste bastante invulgar. Juntou uma série de automóveis da mesma gama, embora de gerações diferentes, que ainda se mantêm em produção, afim de perceber quais as propostas mais tentadoras, dentro do universo de cada marca.

No caso da Škoda, o frente-a-frente fez-se entre uma Octavia Combi Tour 1.9 TDI [que na Alemanha custa €17.690] e uma Octavia Combi 1.6 TDI [com um preço de €20.280, naquele país]. E para quem já possa estar a pensar que a 'velhinha' Octavia levou uma valente tareia, adiantamos que não foi bem assim. Claro que o novo automóvel é muito superior em múltiplos aspectos, mas ainda assim, a proposta precedente ainda oferece níveis qualitativos surpreendentemente elevados, sobretudo se tivermos em conta que se trata de um automóvel cujas raízes remontam a... 1996. Por outro lado, a Combi Tour é proposta com um preço francamente atractivo e que poderá fazer a diferença na hora da decisão final.

Em jeito de conclusão, e para quem esteja comprador de um 1.600 cm3 a gasolina, a AutoBild aconselha a versão Tour. Para os automóveis em contenda neste teste [Combi Tour 1.9 TDI vs. nova Combi 1.6 TDI], a publicação alemã sugere a compra do modelo novo.

É sem dúvida uma escolha difícil, até porque são as duas lindíssimas!

Mais informações em: www.autobild.de

[fotos: autobild / extraídas de http://www.autobild.de/]

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Uma Oportunidade

Em tempo de candidaturas ao Ensino Superior muitos estudantes tentam a sua sorte em Universidades Privadas e outros preferem mesmo estudar fora do país.

Para aqueles que não se importarão de viajar até à culta Europa de Leste a Skoda pode ajudar. Fundada em 2000 a Universidade Skoda Auto foi a primeira Universidade Privada da República Checa.

Com formação na área da Economia e de Gestão, oferece um ensino altamente especializado e recheado de intercâmbios para assim assegurar melhor o primeiro emprego.

A Skoda na velocidade do saber.

mais informações em: www.skoda-auto.com/savs/about/basic/

[foto: Skoda Auto]