Leia aqui: 1ª Parte / 2ª Parte / 3ª Parte / 4ª Parte
Mais informações em: www.motorpasion.com
[foto: Motorpasión / extraída de http://www.motorpasion.com/]
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Tratado de Tordesilhas
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Vista Alegre
[foto original: Cristina Reis / edição: semlimites]
terça-feira, 28 de julho de 2009
Alargamento da Gama
«Auto.cz: A gama Fabia está quase completa - tem um hatchback, uma carrinha e a versão Scout, só faltando o RS. Quanto tempo é que ainda teremos que esperar?
Eckhard Scholz: A gama Fabia está longe de estar completa! [ndr: é-lhe apresentada uma foto-espia do Fabia RS e ri-se]. O Fabia tem um enorme potencial dada a qualidade da sua base técnica e demos liberdade aos nossos colaboradores para a explorarem, decidindo, o ano passado, apresentar alguns estudos - os quais obtiveram reacções fantásticas. Garanto-vos que haverá novidades no futuro.»
Estando garantido o RS e sendo mais que provável o lançamento de uma variante Scout do hatchback, resta-nos saber se o sucessor do Octavia Tour passará por uma base mecânica Fabia ou Roomster, ou se, pelo contrário, se manterá fiel ao chassis do Golf IV. Por outro lado, e embora sendo muito pouco provável, ainda há espaço [teórico] para uma cambiante de 3 portas, um pequeno coupé, um cabrio e uma pick-up mas isto talvez seja ir um pouco longe demais. Sobretudo, sabendo-se que o facelift está para breve e que... atravessamos tempos de crise.
Em Frankfurt começaremos a decortinar o que aí vem.
Mais informações em: www.auto.cz
[imagem: Skoda Auto]
domingo, 26 de julho de 2009
sábado, 25 de julho de 2009
Prognóstico
[fotomontagem: semlimites / foto original de Lubomir Jandl publicada por www.auto.cz]
A Arte da Caracterização
Mais informações em: www.auto.cz
[fotos: Lubomir Jandl / extraídas de www.auto.cz]
Nobre Elegância
Mais informações em: www.auto.cz
[fotos: Lubomir Jandl / extraídas de www.auto.cz]
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Charme
Desde aí nunca mais se desligou da Skoda. Já teve um Fabia depois do Octavia e um Superb da primeira geração. Hoje foi a vez de adquirir um Superb da segunda geração.
Paula Gonçalves sabe o que é bom e já não consegue imaginar-se sem o charme da Skoda. Parabéns Paula Gonçalves, a Skoda tem clientes assim... que sabem o que querem!
[foto: adriano]
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Fora do Asfalto
[fotos: autor desconhecido]
Documentário Histórico
[documentário da Ceská televize, extraído do YouTube]
terça-feira, 21 de julho de 2009
segunda-feira, 20 de julho de 2009
domingo, 19 de julho de 2009
Bike Tour do Norte [ II ]
Nós só necessitámos de abrir o portão traseiro do Skoda Roomster e, sem cálculos mas com muito gozo, lá enfiarmos 5 bicicletas. A fotografia fala por si.
[foto: adriano]
Bike Tour do Norte [ I ]
sexta-feira, 17 de julho de 2009
A Crescer
As encomendas não param e a Skoda já se viu na obrigação de pedir reforços [Produção em Alta].
Em Portugal se a Skoda não começou o ano da maneira que já nos habituou, começou agora a dar sinais de retoma e vitalidade para recuperar o seu lugar na quota de mercado.
Não querendo reproduzir nenhum cartaz eleitoral, é caso para dizer que nunca baixamos os braços.
[foto: adriano]
Branco
Depois vieram os metalizados e a moda virou para os cinzentos e democratizou o negro. O branco começou a ser a cor dos automóveis comerciais.
Actualmente, e por culpa da Saab, o branco tornou-se moda nos topo de gama.
O semlimites foi espreitar o primeiro Superb de cor branca que veio para Portugal. Simplesmente arrasador.
[foto: adriano]
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Perfil
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Outra Pedalada
Deste modo, a viatura oficial desta grande festa ostentará o logótipo da Seta Alada, sendo que a frota de apoio deslocada para o local será composta por unidades das gamas Fabia, Roomster, Octavia e Superb.
Paralelamente, todos os participantes terão a honra de envergar capacetes decorados com as cores da Škoda, tal como aconteceu na edição de Lisboa, no passado dia 21 de Junho. Alguns dos inscritos, terão ainda o privilégio de conduzir bicicletas Sportis engalanadas com as cores do construtor de Mladá Boleslav – sem dúvida os mais bonitos velocípedes em contenda.
Porque com a Škoda a pedalada é outra!
[foto: Škoda Auto]
terça-feira, 14 de julho de 2009
Alta Tensão
Um exemplo claro desta linha estratégica é o apoio que a marca de Mladá Boleslav está a dar à Universidade Técnica de Brno, que tem vindo a trabalhar num protótipo de um Superb movido a energia eléctrica.
Esta notícia surge numa altura em que a «Autocar» garante que o Grupo VW se prepara para adquirir a insolvente Karmann, com o intuito de a converter numa unidade especializada na concepção e fabrico de veículos eléctricos, poupando ainda umas largas centenas de postos de trabalho que, de outra forma, seriam irremediavelmente perdidos. A confirmar-se, isto significa que o trabalho de pesquisa e desenvolvimento será implementado em diversas frentes, provavelmente com o objectivo de acelerar a fase de investigação e, posteriormente, a de industrialização. Ou seja, é expectável que o Grupo VAG inicie a venda de automóveis eléctricos em 2013, contando, para tal, com os sempre leais e muito competentes serviços da marca da Seta Alada.
Porque a Škoda é uma marca simplesmente... electrizante.
Mais informações em:
www.ct24.cz
www.autocar.co.uk
[imagem: autor desconhecido]
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Produção em Alta
As equipas que assegurarão os turnos são voluntárias, sendo que cada colaborador receberá um extra de 400 coroas checas por participação. Estes turnos envolverão o trabalho de 2700 pessoas e terão como resultado a produção de mais 380 Fabias e 150 Octavias.
Porque o sucesso não pode parar.
Mais informações em: www.skoda-auto.cz
[imagem: Škoda Auto]
domingo, 12 de julho de 2009
Yeti Para Todos
De uma forma lúdica poderá conhecer melhor o abdominável automóvel das neves. Consulte o sítio http://new.skoda-auto.com/COM/model/yeti/look/Pages/look.aspx?ff=1 e só terá um problema, os seus filhos não o largarão enquanto não virem o Yeti na sua garagem.
[foto: Skoda Auto]
sábado, 11 de julho de 2009
Dobradinha!
Mais informações em: www.ircseries.com
[foto: IRC / extraída de www.ircseries.com]
sexta-feira, 10 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Que Cheguem os Ventos
Além da qualidade dos produtos que produz, muito tem contribuído um fenómeno chamado Alemanha. Este ano a Skoda é já a primeira marca não alemã mais vendida no país germânico.
Aproveitando bem os incentivos ao sector automóvel que o governo alemão pôs em prática, a Skoda Alemã adoptou uma política de agressividade brutal em várias frentes. Campanhas publicitárias fortes e bem dirigidas, paradas de automóveis clássicos Skoda que demonstram o glamour centenário, uma política de proximidade com o cliente, uma enorme qualidade nos serviços prestados, uma aposta no multimédia e no sítio da marca.
Num país onde se produzem marcas de grande nome e valor, a Skoda impõe-se sem complexos, sem truques de canibalização, sem medo. Para um fã da Skoda, quase que se poderá afirmar que a Alemanha é o paraíso. Para a marca da Seta Alada, a Alemanha poderá ser a galinha dos ovos de ouro.
Trabalharemos para que os ventos de Berlim se espalhem até à ponta mais ocidental da Europa. O semlimites quer contribuir.
[imagem: publicidade Skoda Auto]
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Correr
Se existe uma marca de automóveis emblemática, essa marca dá pelo nome de Skoda. Vai já com 114 anos de idade.
Mais uma vez o Tour e a Skoda correm juntos para mais um êxito desportivo. Mais uma vez a marca da Seta Alada é a patrocinadora oficial da mais famosa prova de ciclismo do mundo.
Curiosa é esta fotografia de 2007 com o Presidente de França, Nicolas Sarkozy num Superb da primeira geração. Sarkozy sabe o que é bom.
[foto: Eric Gailard / Reuters]
'Golfster'
Em termos de posicionamento, o novo automóvel fará a ponte entre a gama Fabia e próxima geração do Octavia, que verá as suas dimensões crescerem um pouco. Tecnicamente, o Coupé de 5 portas assentará na plataforma do Volkswagen Golf, sendo certa a utilização de motorizações a gasolina de baixa cilindrada, quer aspiradas, quer sobrealimentadas [TSI]. Por outro lado, o artigo da «Autocar» diz ainda que serão utilizadas as fantásticas transmissões DSG, sendo que a utilização de um portão traseiro em formato TwinDoor não fará parte dos planos da marca de Mladá Boleslav, por razões de custos.
Um colaborador da Škoda, cuja identificação não foi revelada, terá dito à «Autocar» que «a determinação para elevar a marca e a nossa presença global em 100 mercados, significa que temos que alargar a nossa gama de produtos. Mas, como o Roomster e o Yeti o demonstram, nós nem sempre seguimos o caminho mais óbvio».
Por seu turno, Karl Neuhold, responsável pelo design exterior da Škoda, revelou-se um pouco mais cauteloso, afirmando que «há muitas opções disponíveis para os nossos executivos e esta poderá ser uma das escolhas disponíveis no menú de opções. O nosso Departamento de Desenvolvimento recebeu importantes investimentos, por isso são possíveis muitas coisas e nós fazemo-las à maneira da Škoda».
Embora a imagem de antevisão apresentada pela «Autocar» nos pareça um pouco longe da realidade, dada a compleição algo ‘overdesigned’ da proposta, não deixará de ser interessantíssimo que a Škoda venha a ter um automóvel da classe do Golf, oferecendo-o ao público em formato Coupé, símbolo de uma exclusividade que nem sempre associamos a este segmento.
Porque a Škoda está sempre à frente.
Mais informações em: www.autocar.co.uk
[imagem: Autocar / extraída de http://www.autocar.co.uk/]
terça-feira, 7 de julho de 2009
Literatura Moderna
Mais informações em: www.skoda-auto.com
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Fitness [II]
«Auto.cz: No contexto da presente modernização, verificam-se alterações em termos de performances ou de binário?
Škoda Auto: O objectivo principal da modernização tem sido, entre outras coisas, a redução de consumos e dos valores de emissões poluentes. Os parâmetros de performances não se alteraram.
Auto.cz: Os motores 1.2 HTP foram preparados, nesta modernização, para cumprirem as normas anti-poluição Euro5?
Škoda Auto: Sim, o cumprimento das vindouras normas Euro 5 foi um dos principais objectivos da modernização.
Auto.cz: Em que altura é que os renovados motores chegarão aos automóveis Škoda?
Škoda Auto: Neste momento, já está implementada a construção de motores 1.2 HTP nas suas variantes modernizadas.
Auto.cz: Que expressão tem a redução de consumos nos motores modernizados? De que forma foram alcançadas as melhorias?
Škoda Auto: Por exemplo, o VW Polo equipado com o modernizado motor 1.2 HTP apresenta uma redução de emissões de CO2 de 10g/Km, o que remete o valor actual para as 128g/km [o valor original era de 128 g/km].»
Entretanto, o semlimites investigou o sítio alemão da Volkswagen afim de obter informações técnicas sobre o novo Polo, onde encontrou alguns dados sobre os renovados motores:
1.2 com 3 cilindros e 6 válvulas: 44 KW [60 CV] às 5.200 rpm
Consumos: urbano 7.3 l / extra-urbano: 4.5 l / combinado 5.5 l
Emissões: Euro V / 128g/Km de CO2
1.2 com 3 cilindros e 12 válvulas: 51 KW [70 CV] às 5.400 rpm
Consumos: urbano 7.3 l / extra-urbano: 4.5 l / combinado 5.5 l
Emissões: Euro V / 128g/Km de CO2
Para o Fabia os valores de consumos e emissões não deverão diferir muito dos do novo Polo, pelo que os dados apresentados são bons indicadores do que, em breve, iremos encontrar no magnífico utilitário da marca da Seta Alada. Ficaremos atentos às novidades de Mladá Boleslav.
Mais informações em:
www.auto.cz
www.volkswagen.de
[foto: joão]
domingo, 5 de julho de 2009
Dinâmica Germânica
Mais informações em: www.skoda.de
[foto: Škoda Auto]
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Prova Rainha
Ao todo serão vistos em acção cerca de 350 Škodas, sendo que cerca de 250 estarão à disposição dos organizadores, como veículos oficiais do evento. Porém, a marca checa também providenciará os seus automóveis a 8 equipas profissionais [Silence-Lotto, Saxo Bank – IT Factory, Rabobank, Euskaltel-Euskadi, Cofidis, Française des JEUX, Cervelo e Milram], bem como a duas equipas neutras de assistência técnica [Shimano e Mavic].
A prova contará, este ano, com 20 equipas inscritas, tendo início no dia 4 de Julho, no Mónaco, e terminando, como é habitual, nos Campos Elísios, em Paris.
Mais informações em: www.skoda-auto.com
[imagem: Škoda Auto]
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Choque de Gerações
No caso da Škoda, o frente-a-frente fez-se entre uma Octavia Combi Tour 1.9 TDI [que na Alemanha custa €17.690] e uma Octavia Combi 1.6 TDI [com um preço de €20.280, naquele país]. E para quem já possa estar a pensar que a 'velhinha' Octavia levou uma valente tareia, adiantamos que não foi bem assim. Claro que o novo automóvel é muito superior em múltiplos aspectos, mas ainda assim, a proposta precedente ainda oferece níveis qualitativos surpreendentemente elevados, sobretudo se tivermos em conta que se trata de um automóvel cujas raízes remontam a... 1996. Por outro lado, a Combi Tour é proposta com um preço francamente atractivo e que poderá fazer a diferença na hora da decisão final.
Em jeito de conclusão, e para quem esteja comprador de um 1.600 cm3 a gasolina, a AutoBild aconselha a versão Tour. Para os automóveis em contenda neste teste [Combi Tour 1.9 TDI vs. nova Combi 1.6 TDI], a publicação alemã sugere a compra do modelo novo.
É sem dúvida uma escolha difícil, até porque são as duas lindíssimas!
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Uma Oportunidade
Para aqueles que não se importarão de viajar até à culta Europa de Leste a Skoda pode ajudar. Fundada em 2000 a Universidade Skoda Auto foi a primeira Universidade Privada da República Checa.
Com formação na área da Economia e de Gestão, oferece um ensino altamente especializado e recheado de intercâmbios para assim assegurar melhor o primeiro emprego.
A Skoda na velocidade do saber.
mais informações em: www.skoda-auto.com/savs/about/basic/
[foto: Skoda Auto]